O Dia das Mães deve impulsionar o varejo de Franca com uma movimentação estimada em R$ 43 milhões. O dado faz parte de uma sondagem realizada pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) junto a empresas do setor.
De acordo com o levantamento, 53% dos empresários entrevistados projetam aumento de até 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é reforçada pelas ações promocionais que devem marcar a data: 73% das empresas pretendem investir em campanhas de marketing, com destaque para sorteios e brindes (33%) e descontos especiais (27%). Os principais canais de divulgação serão as redes sociais (73%) e placas de publicidade (13%).
Para o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, a data representa uma oportunidade estratégica para impulsionar o consumo e movimentar a economia local. “O Dia das Mães é a segunda principal data do calendário comercial e representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento do varejo local, estimulando o consumo, gerando empregos e aquecendo a economia francana”, afirma.
Com base em estudos anteriores realizados junto aos consumidores, o IE-ACIF ainda estima que o ticket médio para a data seja de R$ 216,48. Os setores mais procurados devem ser vestuário, calçados e acessórios, perfumes e cosméticos, chocolates e eletrodomésticos.
Segundo o economista do instituto, Rodrigo Souza, o momento econômico também colabora para o bom desempenho esperado.
“O ambiente econômico é favorável. As políticas de reajuste do salário-mínimo acima da inflação, o pagamento de precatórios e os programas de transferência de renda têm injetado recursos na economia. Além disso, Franca gerou 2.680 novos empregos em 2025, alcançando 102.130 pessoas com carteira assinada, o que fortalece ainda mais o poder de compra da população”, explica.
Foto: Divulgação/ACIF