O Caxias do Sul-RS superou a pressão do Franca, que foi ao duelo com apenas oito atletas relacionados por conta de um surto de Covid-19, e venceu por 91 a 87 pelas quartas de final da Copa Super 8, neste domingo. A partida, no Pedrocão, marcou a primeira derrota dos paulistas após 16 jogos.
A equipe do técnico Helinho, que também ficou de fora do comando, terminou o primeiro turno do NBB (Novo Basquete Brasil) invicto, na liderança, mas não conseguiu superar as ausências no jogo de abertura do Super 8, que reúne os oito melhores da primeira metade do nacional.
Além de Helinho, testaram positivo para o coronavírus os pivôs Lucas Mariano e Chris Ware, os alas Lucas Dias, Jhonatan Luz e David Jackson. O clube, porém, só havia confirmado as ausências dos dois Lucas, Georginho e Ware. Em quadra, a equipe foi comandada pelo auxiliar Pablo Costa.
Com isso, quase todo o time foi formado por jovens, com exceção de Santiago Scala e Márcio, e apenas oito atletas foram relacionados.
Com 30 pontos, o ala-armador Scala foi o cestinha da partida e manteve o Franca na disputa, especialmente com bolas de três, mas também contou com a ajuda de Márcio, que por pouco não conseguiu um duplo-duplo, com 14 pontos e nove rebotes. O jovem Adyel também fez bom jogo e anotou 20 pontos.
Pelo lado do Caxias, Eddy foi quem mais pontuou, com 25, e teve auxílio de Cauê, formado no Pedrocão, no ataque, esse sim com um duplo-duplo: 24 pontos e dez rebotes.
O Franca volta às quadras no dia 27, em casa, pelo NBB. O adversário é o Pinheiros, às 20h.
Por Redação do ge
Foto: Marcos Limonti