O número de pacientes com Covid-19 internados no Pronto-Socorro ” Doutor Álvaro Jorge Azzuz”, em Franca, a espera de vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) já preocupa as autoridades sanitárias do município. Nesta segunda-feira (10), pelo menos 30 pessoas estavam à espera de uma vaga para receber tratamento naquela unidade de Saúde. No domingo (9), eram 20 pessoas.
Em entrevista à EPTV Ribeirão Preto, a coordenadora de enfermagem do pronto-socorro, Clara Cayeiro Cruz, não conseguia disfarçar a sua preocupação. Ela disse que, no início de maio, a unidade voltou a atender apenas casos de coronavírus, por causa do aumento da demanda.
“A nossa quantidade de leitos que nós ofertamos aqui no pronto-socorro para atendimento e observação dos pacientes está 100%. Temos 100% dos leitos ocupados e isso é muito preocupante.”
Ao todo, quatro pacientes estão intubados no Pronto-Socorro, enquanto outros 9 continuam aguardando vagas no setor de enfermaria.
Para o médico Homero Rosa Júnior, da Vigilância Epidemiológica de Franca, dois fatores colaboram para o aumento das internações: o clima seco e a variante brasileira do novo coronavírus, a P.1.
“São quadros muito agressivos, muito mais difícil o controle do que a primeira forma de vírus do ano passado. Isso requer mais medicamentos, mais tratamento e cuidados intensivistas” , explicou Rosa Junior à EPTV.
MP pede providências
Preocupado com a gravidade da epidemia de Covid-19 em Franca, o Ministério Público encaminhou uma recomendação administrativa à DRS 8 para que providências sejam adotadas, em um prazo de 72 horas, a fim de garantir atendimento à população.
No documento, o MP afirma que poderá adotar providências judiciais e extrajudiciais que se fizerem necessárias para que o direito à vida, à saúde e, bem assim, as normas jurídicas e técnicas sejam adequadamente observadas, sem prejuízo de eventuais responsabilizações no âmbito administrativo, cível e criminal, caso a recomendação não seja atendida.
O documento assinado por 9 promotores de Justiça de igual número de cidades da região, e encaminhado ao estado, afirma que apenas uma vaga de UTI SUS estava disponível para a região que tem 700 mil habitantes. No mesmo dia, 25 pacientes esperavam pelo encaminhamento da Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (CROSS) para um hospital.
FNT no Fato
- Idosa é atacada por ladrão momentos após retirar prêmio da loteria
- Viúva de Nahim desabafa e rebate filha após pedido: “sem provas”
- Power International Holding (PIH) conclui a aquisição da Mobile Telecom – Service LLP (MTS) da Kazakhtelecom JSC
- INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento
- Morre Wilson Luiz, ícone do rádio regional,aos 87 anos
- Prefeito de Restinga-SP Demite Funcionários Aposentados em Cumprimento à Lei Municipal
- Udecif elege nova diretoria
- Gabinetes da Câmara passam por limpeza para retomada de atendimentos ao público
- Fato ou fake? Polícia investiga se vídeo com cena de sexo oral tem relação com o técnico da Francana
- ACIF ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL