O circo encanta e emociona pessoas de todas as idades mundo afora. E, para manter viva essa manifestação artística, a francana Dani Barros, que é artista, modelo, drag king, pesquisadora, professora e produtora convocou artistas locais e paulistanos para o espetáculo “Circo Vivo”, que estreia em Franca (SP) neste fim de semana, sábado (05), às 20h, e domingo (06), com Intérprete de Libras, às 18h, no Espaço Nulo, com entrada gratuita e classificação livre. O projeto vai levar a magia circense para fora da lona, com um show de variedades – trapézio, argolas aéreas, duo acrobático, malabarismo, perna de pau, palhaços – repleto de humor, teatro, dança e diversidade.
Durante o mês de abril, em vários locais da cidade, acontecem mais três apresentações, oficinas de palhaçaria e de drag king, além de mesa de debates sobre diversidade sexual e de gênero e o circo como expressão artística LGBTQIA+ (veja a programação completa abaixo).
“O circo é a arte mais longeva que existe, atravessou diversos momentos da história, enfrentando dificuldades com o surgimento da televisão, a falta de espaços para apresentação e para montar a lona, além da mudança de hábito das pessoas com a internet e a tecnologia. No entanto, tem se reinventado a cada desafio e hoje ocupa diferentes lugares, com presença em todos os meios de comunicação. ‘Circo Vivo’ celebra essa arte que ressignifica seus espetáculos, resiste ao tempo e acompanha gerações”, diz Dani Barros, idealizadora do projeto, que também interpreta o drag Allan King, com performances e acrobacias.
Após a estreia, as apresentações do espetáculo “Circo Vivo” em Franca acontecem na terça-feira (08/04), às 19h30, no Teatro de Bolso; na quinta-feira (10/04), às 18h, na Unesp (Várzea) e na quinta-feira (24/04), às 20h, no Auditório do Senac. A classificação é livre e a entrada gratuita, mas em alguns locais é necessário reservar os ingressos on-line.

No palco, o mímico, o trapezista, os palhaços e o mestre de cerimônias apresentam números que se conectam das formas mais inusitadas possíveis, sempre conduzidos pelo humor. Cada personagem empresta um corpo, uma habilidade e uma energia completamente diferentes à cena mostrando para o público que a diversidade pode ser um caminho para várias possibilidades.
“É um espetáculo despretensioso e nonsense, onde personagens caricatos se encontram e desencontram trazendo os números circenses como trapézio, argolas aéreas, duo acrobático, malabares, perna de pau e o humor de toda a trupe”, conta Elena Cerântola, artista convidada do Circo VOX, de São Paulo, junto a Gallo Cerello.
“Circo Vivo” vai muito além do entretenimento. Nasceu com o objetivo de colaborar para a mudança da realidade cultural da cidade, estimular a troca de experiências entre artistas francanos e paulistanos, dar espaço para esses profissionais mostrarem seus talentos, contribuir para a formação de público diverso e levantar, de forma leve, questões relacionadas à temática LGBTQIA+.
Para isso, Dani Barros convidou artistas parceiros e também realizou uma seletiva em fevereiro, que contou com 17 inscritos, sendo escolhidos dois artistas francanos: Gabriel Faleiros e Douglas Nalini. “O projeto visa incentivar as diversas formas e manifestações artístico-culturais, promover encontros, estimular ideias e criar novas possibilidades para artistas e espaços culturais, utilizando as linguagens drag a fim de fortalecer as culturas LGBTQIA+, circense e a palhaçaria para criar um espetáculo de variedades multifacetado”, diz Dani Barros.
Contemplado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Franca, “Circo Vivo” também realiza duas oficinas gratuitas: Técnicas de Palhaçaria para a Terceira Idade, nesta quinta-feira (03/04), às 8h, na Casa Sebastiana Barbosa Ferreira – CCI (Centro de Convivência do Idoso), e Drag King (temática LGBTQIA+) para artistas, jovens e mulheres no sábado (26/04), das 14h30 às 18h, no Espaço Nulo.
E, em parceria com o CAC (Comitê de Ação Cultural) da Unesp Franca, “Circo Vivo” promove uma Mesa de Debates, na segunda-feira (14/04), às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca, com a participação de Tici Jardim Pimenta e Dani Barros, e os seguintes temas: “Diversidade sexual e de gênero: avançamos ou retrocedemos?” e “O circo como expressão artística LGBTQIA+”.
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo ‘Circo Vivo’
Sábado (05/04), às 20h
Domingo (06/04), às 18h, com Intérprete de Libras
Local: Espaço Nulo – Rua Maria Cândida de Vilhena, 530 – Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Entrada: ingressos gratuitos, podem ser reservados no link (https://www.espaconulo.com/)
Duração: 1 hora
Indicação: Livre
Terça-feira (08/04), às 19h30
Local: Teatro de Bolso – Rua Nabi Haber, 250 – São José – Franca/SP
Entrada livre: sem necessidade de ingresso
Duração: 1 hora
Indicação: Livre
Quinta-feira (10/04), às 18h
Local: Unesp – na Várzea – Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Prolongamento Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Entrada: ingressos gratuitos, podem ser reservados no link (https://www.even3.com.br/circovivo/)
Duração: 1 hora
Indicação: Livre
Quinta-feira (24/04), às 20h
Local: ‘Semana Senac de Leitura’ – Auditório do Senac – R. Alfredo Lopes Pinto, 1345 – Vila Teixeira – Franca/SP
Entrada: gratuita, mas é preciso fazer a inscrição para o evento
Duração: 1 hora
Indicação: Livre
Oficinas
O Anti-curso: técnicas de Palhaçaria para a Terceira Idade
Com Elena Cerântola e Gallo Cerello, artistas do Circo VOX de São Paulo
Data: Quinta-feira (03/04), às 8h
Local: Casa Sebastiana Barbosa Ferreira – CCI (Centro de Convivência do Idoso) – Rua Voluntário Arnaldo de Vilhena, 292 – Vila Santos Dumont – Franca/SP
Público: Pessoas acima de 60 anos, atendidas na instituição
Drag King
Com Dani Barros – que interpreta Allan King
Data: sábado (26/04), das 14h30 às 18h
Local: Espaço Nulo – Rua Maria Cândida de Vilhena, 530 – Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Inscrição gratuita: https://www.espaconulo.com/
Vagas limitadas: apenas 08 participantes
Público: acima de 14 anos, que estão em busca de aprimoramento artístico e material para sua busca profissional, pessoal e/ou de expressão de gênero.
Mesa de Debates
Temas: “Diversidade sexual e de gênero: avançamos ou retrocedemos?” e “O circo como expressão artística LGBTQIA+”
Com Dani Barros e Tici Jardim Pimenta
Data: Segunda-feira (14/04), às 19h
Local: Unesp – Anfiteatro da Biblioteca – Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Prolongamento Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Duração: 02 horas
Inscrição gratuita: https://www.even3.com.br/circovivo/
Público: pessoas acima de 14 anos, curiosas em busca de informação sobre o assunto por motivos pessoais ou com o objetivo de agregar informações à profissão que exercem.
Emissão de certificado
Fernanda Martins/Benu Comunicação
Fotos/ Divulgação