Angélica Martins, coidealizadora da Cia Hup, convida para o Espetáculo “Offline – Dê Asas à Imaginação”, com duas sessões no dia 30 de junho, duas sessões no dia primeiro de julho, e duas sessões no dia dois de julho, na Hup Escola de Circo – Rua Guanabara, 2102, Vila Aparecida, Franca/SP todas com entrada gratuita, pedindo apenas a colaboração de um quilo de alimento (Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sem fins lucrativos).
Abaixo, um pequeno release do roteiro muito bem construído que retrata nossos dias atuais, dependentes cada vez mais das tecnologias, e se esquecendo do universo mais lindo que a vida real nos proporciona. Confira abaixo em detalhes o projeto e vá assistir pelo menos uma das sessões desse Espetáculo cultural incrível.
Sinopse
Noah fica horas e horas com seu tablet que foi preciso um passe de mágica para perceber o quanto de vida existe no universo offline. Uma falha na conexão virtual de seu aparelho resulta numa intervenção fantástica de um ser de outra dimensão, a bruxa Circe se materializa no quarto de Noah e num feitiço instantâneo dá vida aos seus brinquedos empoeirados. E para a surpresa da criança tais brinquedos compõem um plano surreal que promete virar seu mundo de cabeça para baixo, e só tem um jeito de recuperar a conexão e é Circe quem vai nos contar.
Este é um espetáculo descontraído, empolgante e surpreendente, com um viés educativo e nostálgico. A perspectiva do público é participativa, somada à sonoplastia autoral, a cenografia interativa e o figurino versátil tornam o espetáculo ainda mais envolvente.
O espetáculo
A dramaturgia do espetáculo fala sobre a presença, cada vez maior, que os brinquedos digitais e aparelhos eletrônicos vêm ganhando no cotidiano das crianças e adolescentes da geração alpha – nascidos na era digital, ou seja à partir de 2010, em relação aos brinquedos físicos, às brincadeiras tradicionais e às atividades que estimulam o movimento corporal.
Tal assunto tem por meio deste espetáculo uma abordagem descontraída e reflexiva do quanto longas horas em contato com os aparelhos eletrônicos inibem o desenvolvimento motor e cognitivo da criança e a isolam da interação recreativa e lúdica presencialmente com outras pessoas. Sendo assim, entendemos que é benéfico para a construção do ser humano equilibrar tal comportamento com o acesso na infância às brincadeiras e atividades físicas individuais e coletivas fora das telas.
Neste enredo os próprios brinquedos da personagem principal, a criança Noah, ganham vida através da magia da bruxa Circe, e usando de suas habilidades circenses compõem um plano de resgate da infância dela. Esta relação amistosa entre as personagens típicas do universo infantil contribui para desmistificar a visão negativa contada às crianças sobre bruxas e monstros, trazendo assim uma percepção mais leve e afetiva sobre estes mitos. Ao final entendemos que os brinquedos e aparelhos eletrônicos podem estar presentes no cotidiano das crianças desde que não ocupem todo o seu tempo.
A sonoplastia é parcialmente autoral e original do espetáculo acentuando efeitos mágicos para as cenas, a cenografia mescla aparelhos do Circo com objetos de brincar numa composição interativa de movimentos, e o figurino contribui com as funções e caracterização dos personagens tendo evidente participação em cena, pincelando com cores, texturas, movimento e plasticidade para o espetáculo.
As técnicas artísticas desenvolvidas para a atuação do elenco na concepção deste espetáculo passam por contação de histórias, teatro, acrobacias aéreas, acrobacias de solo, malabarismo, perna de pau, entre outras modalidades circenses. Linguagens artísticas estas que, muitas crianças, adolescentes e adultos ainda não tiveram oportunidade de presenciar de perto, contribuindo assim com a preservação da memória e continuidade das artes circenses.
Assim, as apresentações contribuem tanto para a formação de público, quanto para o desenvolvimento de processos pedagógicos. A concepção, criação e atuação de artistas e técnicos de Franca e região contribuem para a movimentação da cena cultural no interior de São Paulo.
Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Angelica Martins
Produção Executiva: Thayse Guedes
Assistente de Produção: Luis Gabriel Faleiros
Artistas Circenses: Aurelio Nalini, Daniela Barros, Douglas de Oliveira, Gabriel Faleiros, Sofia Rolland e Tamires Tomaz
Figurinista: Angelica Martins
Costureiras: Angelica Martins, Neidimar Martins, Idelma, Evelline
Iluminação: Pedro Gunther
Sonoplastia: Flavia Costa Prazeres e Alexandre Scarpeli
Preparação de Personagem: Alexis Nehemy
Consultoria Musical: Ales Reis
Consultoria Técnica: Carlos Sugawara
Designer Gráfico: Ruan Carvalho
Videomaker: Thales Vicente Santos
Assessoria de Imprensa: Rose Moraes
Realização: Cia. Hup
*O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Programa de Ação Cultural – ProAC.
Serviço:
Temporada de estreia do espetáculo “Offline – Dê Asas à Imaginação”
Realização: Cia. Hup
Apresentações:
30/06 – Sexta
Estreia: 09h30 (Público fechado)
Sessão 2: 13h30 (Público fechado)
01/07 – Sábado
Sessão 1: 09h30 (Público fechado)
Sessão 2: 19h00
02/07 – Domingo
Sessão 1: 09h30 (Público fechado)
Sessão 2: 16h00
Local: Hup Escola de Circo – Rua Guanabara, 2102, Vila Aparecida, Franca/SP
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/offline—de-asas-a-imaginacao__2026691
*Os ingressos são válidos até 15 minutos antes do evento. Após esse período, serão redistribuídos para a lista de espera
**Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível por Ingresso.
***Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sem fins lucrativos Mais informações: Instagram – @cia.hup