– O teatro a céu aberto com cavalos é encenado na cidade desde 1831 e acontecerá no sábado, dia 3, às 20h, e no domingo, dia 4, às 14h, com entrada gratuita. São esperadas 4 mil pessoas nos dois dias de evento –
Acontecem neste primeiro fim de semana de agosto, mês do Folclore, as apresentações das Cavalhadas da Franca. O evento existe na cidade de 1831 e celebra em 2024 o bicentenário de Franca, com entrada gratuita, no sábado, dia 3, à noite, e no domingo, dia 4, durante toda a tarde. O teatro com cavalos acontecerá no Parque de Exposições “Fernando Costa” e espera reunir em torno de quatro mil pessoas nos dois dias de espetáculo.
As Cavalhadas são patrimônio cultural da cidade e estão inseridas no calendário oficial de eventos do município. “Falar de Franca é falar em Cavalhadas, essa tradição de cultura, de história e de fé, que começou em 1831, sete anos após o nascimento da nossa cidade e nove anos após a Independência do Brasil. É uma festa antiga, que demandou muito esforço e trabalho para chegar onde estamos. Preparamos um espetáculo muito especial para este ano, para mais uma edição das Cavalhadas da Franca, da Festa da Família porque todos se divertem, desde a criança até o avô”, disse Marcus Vinícius Falleiros, presidente do Clube das Cavalhadas da Franca, organizador do evento com apoio da Prefeitura Municipal de Franca e Feac.
Marcus participa como ator do evento há 21 anos, e tem inspirações na família. “A Cavalhada envolve gerações e gerações. Meu trisavó correu Cavalhada ainda no século XIX, meu pai também, foi presidente do Clube há muitos anos. A Cavalhada faz parte do DNA cultural da cidade e também da gente que participa, que é apaixonado”.
O Parque “Fernando Costa” contará com arquibancada coberta extra para bem acomodar as milhares de pessoas que costumam prestigiar as apresentações. Também haverá espaço com brinquedos e barracas para venda de comidas e bebidas.
O enredo
As Cavalhadas da Franca rememoram as grandes batalhas épicas medievais, quando os cristãos lutaram para reconquistar os territórios da invasão muçulmana. Essas encenações foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, durante a colonização, e perduraram em várias cidades, como em Franca.
As apresentações têm início no sábado com a Cerimônia dos Encamisados quantos os reis Carlos Magno (cristão) e o Sultão de Constantinopla (mouro) se insultam e dão início à guerra. A luta continua com a encenação no domingo, quando acontecem os pontos altos das Cavalhadas, incluindo a “morte” do espia mouro, o roubo da princesa Floripes, a “explosão” do castelo e o batismo do Sultão, convencido a se converter ao Cristianismo pela filha.
O teatro reúne 27 cavalos, com muita cor e brilho. Ao final, os cavaleiros participam do Torneio de cabecinhas e argolinhas, para demonstrarem suas habilidades com os cavalos e com as armas – lanças e espadas. “Lembramos que a entrada é gratuita para esta festa maravilhosa, rica em folclore, tradição e cultura. Este grande teatro a céu aberto, com os atores montados a cavalo, está imperdível”, comentou Pedro Lemos, diretor administrativo do Clube (Ouça abaixo a entrevista dele na íntegra).
Cavalhadas da Franca 2024
Datas: 3 e 4/agosto
Horários:
Sábado, 3, às 20h – Cerimônia dos Encamisados
Domingo, 4, às 14h – Batalha simbólica entre mouros e cristãos
Local: Parque de Exposições “Fernando Costa” – Avenida Dr. Flávio Rocha, 500
Entrada: Gratuita