O núcleo de Casas de Carnes do Empreender ACIF – programa de desenvolvimento empresarial gerenciado pela Associação do Comércio e Indústria de Franca que reúne empresários de um mesmo segmento para busca de soluções de mercado – iniciou, neste mês, a implantação de um sistema de criação de suínos sustentado pelos próprios estabelecimentos.
A iniciativa é gerenciada pelos médicos veterinários Maurício Andreoli e Alexandre Lima Rezende que preveem benefícios como redução de custos na cadeia produtiva e manutenção da qualidade do produto.
“A proposta do projeto é implantar um sistema de produção de carne integrado, sendo gerido e custeado por um grupo de empresários do ramo de casa de carnes e/ou processamento de carne suína. O objetivo é produzir animais direcionados ao padrão de carcaça que as casas de carnes desejam e com custo menor, reduzindo o número de intermediários no processo”, afirmou Maurício na ocasião de apresentação do projeto, em outubro de 2020.
“Os comerciantes serão donos dos suínos desde o início, do leitão ao abate. Vamos envolver os pequenos produtores da região e a expectativa é de que haja, pelo menos, redução de 15% a 30% nos custos para as casas de carnes. Esse percentual ainda pode crescer conforme a melhora de algumas variantes, como o custo da ração, por exemplo”, completou Alexandre.
De acordo com o gestor do núcleo, Fabiano Freiria, a ação teve início no último dia 7, quando 160 leitões chegaram ao criadouro estabelecido“Iniciamos o plano piloto para analisarmos novas formas de criação do suíno com cama sobreposta, raça diferenciada para aumentar a qualidade da carne, baixar custos e evitar as oscilações de mercado em relação a carne suína. Chegaram, na sexta-feira do dia 7, 160 leitões e o período de engorda está previsto para terminar em agosto deste ano”, disse.
Ao todo, 10 casas de carnes participam do Núcleo Empreender e integram o projeto da ACIF.
Sobre o Programa Empreender
O Programa Empreender, desenvolvido pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e pelo Sebrae, com o apoio irrestrito da ACIF, é um serviço que tem como objetivo unir empresas para seu desenvolvimento mútuo e comum.
Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, e discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. Informações pelo telefone (16) 9 9242 0906.
Tarissa Esteves/Assessora Imprensa ACIF
Foto: Wilker Maia/ACIF