Os dois primeiros dias de atendimentos demonstram que existe, sim, demanda para a Carreta da Mamografia realizar os exames em Franca. Tanto na terça-feira, 24, como na manhã desta quarta-feira, 25, as 50 senhas oferecidas se esgotaram rapidamente e muitas mulheres ainda estavam no aguardo de uma eventual desistência para encaixe.
A iniciativa, da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa ‘Mulheres de Peito’, que tem como objetivo incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia, gratuitamente, para o diagnóstico e tratamento precoce do Câncer de Mama.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, classificou o primeiro dia da ação como positivo. Ela solicitou que as mulheres peguem a senha para que o atendimento ocorra no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, serão distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres com mais de 70 anos devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
A carreta permanece no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, localizado na avenida Chico Júlio, 5125, Vila Imperador, até 4 de novembro. A exceção de atendimentos será o dia 2 de novembro, em razão do feriado de Finados.
Atendimento
Além da Carreta da Mamografia, neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já contabilizou 45.450 consultas com ginecologistas. O número de mamografias solicitadas e realizadas, em igual período, chegou a 9.190.