O executivo Carlos Piani assumiu nesta terça-feira (1º) a presidência da Sabesp, a maior empresa de saneamento do Brasil. Eleito em decisão unânime pelo Conselho de Administração, ele substitui André Salcedo, que ocupava o cargo desde janeiro de 2023. A transição natural da liderança ocorre após a conclusão do processo de desestatização da Companhia.
“A prioridade da nova administração será assegurar os investimentos para garantir a universalização do saneamento até 2029 e a qualidade dos serviços prestados aos nossos consumidores”, diz Piani. “Vamos unir a reconhecida competência do corpo técnico da Companhia com a nossa expertise de gestão para elevar ainda mais a eficiência e o padrão de governança da Sabesp para conduzi-la a um novo ciclo de crescimento.”
A nova administração assume a Sabesp com a missão de alcançar a universalização do saneamento em todos os municípios atendidos, a prestação confiável de serviços aos clientes, a obstinação por resultados consistentes, o estímulo à inovação, o controle rigoroso de custos, a disciplina na alocação de capital e atuação com ética, transparência e integridade.
Graduado em Administração de Empresas e em Processamento de Dados, o novo diretor-presidente tem mais de 25 anos de experiência na área de investimentos e de gestão de empresas de diversos setores tanto no Brasil como no exterior, incluindo companhias que administram concessões públicas (“utilities”).
Piani foi CEO e, mais recentemente, ocupava a presidência do Conselho de Administração do Grupo Equatorial, onde liderou o processo de aquisição de parte do capital da Sabesp. Atuou também como presidente da Kraft Heinz no Canadá, líder global de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz e foi CEO da PDG Realty, da Cemar, da Modular Data Centers e da HPX Corp, além de sócio do Banco Pactual e da Vinci Partners.
Com mais de 28 milhões de clientes, a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 375 municípios paulistas.