– Além da prática esportiva, evento promove a socialização dos pacientes atendidos pela unidade de saúde mental –
Uma delegação de usuários e funcionários do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) III Renascer e do CAPS III Florescer de Franca foram a São Sebastião do Paraíso (MG) para participar da II Copa CAPS, que aconteceu nesta quarta-feira, 20.
O evento, organizado pelo CAPS da cidade mineira, recebe unidades de Alpinópolis (MG), Ribeirão Preto e Franca, cujos representantes disputam e, mais importante, se confraternizam em partidas de futsal, queimada, dominó e truco. Os francanos disputaram todas as modalidades, e fizeram bonito.
Os atletas do CAPS Florescer foram campeões no Futsal. Já o CAPS Renascer conquistou o primeiro lugar na queimada e no truco.
O coordenador do CAPS AD III, psicólogo Fernando Miguel, diz que a participação na Copa é “muito importante” para a socialização dos usuários. “Algo que é trabalhado diariamente nas oficinas internas do serviço”, destaca.
Segundo ele, o fato de o paciente manter seus vínculos sociais ativos, mesmo que fragilizados, é extremamente importante para seu tratamento. “Socializar faz bem para mente e corpo, assim como a prática do esporte no evento de em São Sebastião do Paraíso”, completou Miguel.
O educador físico do CAPS AD III Renascer, Edmilson Bertoldi, lembra que o exercício físico é de “suma importância”, para o ser humano. “Mas, aqueles que abusam de substâncias tendem a negligenciar seus corpos e componentes importantes da saúde. Assim, faz parte do tratamento reparar a ligação danificada entre corpo-mente e investir nos aspectos físicos e psicológicos. E esse evento, além dos benefícios do esporte, traz às pessoas a dignidade e autoestima”, afirma Bertoldi.
A coordenadora do CAPS Florescer, a psicóloga Eliane Mateus Bonfante, também ressaltou a importância da atividade física para a saúde mental. “São situações e ações que andam juntas, de forma extremamente paralela, para a melhora do quadro em relação ao adoecimento mental”, afirmou ela, acrescentando que a atividade física, além de melhorar a aptidão física, também pode melhorar a capacidade cognitiva, reduzindo de forma intensa os níveis de ansiedade e estresse.
“O CAPS Florescer é um departamento especializado em transtorno mental, e a atividade física traz uma diferença imensa no tratamento dos pacientes que nos procuram. Ela provoca a liberação de hormônios que proporcionam alegria, estado de felicidade e também o relaxamento”, completou Eliane.
CAPS AD III Renascer
O CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) Renascer é um serviço da área de saúde mental que atende pessoas com transtornos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O funcionamento é 24 horas por dia e de portas abertas, ou seja, não precisa de encaminhamento ou agendamento prévio. A unidade, mantida pela Prefeitura de Franca e administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec, funciona na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont. Mais informações pelo telefone (16) 3703-7780.
CAPS Florescer
O Centro de Atenção Psicossocial Florescer está instalado na rua da Concórdia, 4.881, no Parque dos Pinhais, onde atende usuários com transtornos mentais graves, como esquizofrenia e depressão grave com ideação suicida, por exemplo. Apesar de atendimento 24 horas por dia, com leitos de retaguarda noturna, o atendimento ao público é feito em horário comercial. Mais informações pelo telefone (16) 3727-1785.