Campanha ”Força Jovem” Franca de incentivo ao voto jovem nas eleições 2022. Dia 4 de maio é o último prazo para deixar em ordem a situação no TSE. Nesta matéria explicamos os 3 passos online para você ficar elegível em menos de 5 minutos.
O ano é 2022, vivemos e sobrevivemos pós pandemia no mundo e o contexto atual político, econômico, social e ambiental, apresenta muitos desafios para o presente e para futuro de todas as gerações. Essa realidade fica ainda mais instável para quem está começando a tomar decisões sobre a própria vida e da sociedade: as juventudes. É nesse contexto que a geração Z entra, com toda a diversidade de realidades existentes (jovens periféricos, quilombolas, rurais, ribeirinhos e indígenas, LGBTQIA+ e outros) rodeados de desigualdades estruturais de raça, gênero, classe social e territórios. São jovens que hoje têm entre 16 e 25 anos. No Brasil, são cerca de 47 milhões de jovens que fazem parte desta faixa etária (PNAD, 2019).
Continua após o vídeo…
Mesmo vivendo e crescendo em um cenário de polarização política global, as juventudes estão participando e fazendo política de outras formas a partir de outras perspectivas. Quais são essas perspectivas? O que é prioridade? E como essas novas linguagens, formatos e histórias estão impactando a formulação de políticas públicas? O cenário é desafiante, mas jovens de todo o mundo está criando formas novas de atuação nas ruas, nos territórios, redes, câmaras legislativas, coletivos e associações. Em Franca, por exemplo, falando em diversidade, temos o Coletivo Close Certo que idealizou um projeto chamado ”Mapeamento LGBTQIA+” a fim de contabilizar a comunidade e incluí-la nas ações politica sociais em saúde, educação, segurança e profissional. Porque política se faz todo dia e em todo lugar, é ferramenta de transformação. E a geração Z tá bem ligada nisso!
Pra você jovem que ainda não concluiu sua inscrição como eleitor, no link abaixo, em poucos passos você ficará apto a participar desta que é uma das mais importantes ações políticas dos últimos anos, seu voto conta!
Acesse:
https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/tudo-sobre-titulo-de-eleitor/