O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) lamentou o fato ocorrido nesta terça-feira, 18 de junho, de 2024 durante a 20ª Sessão Ordinária realizada no auditório do Uni-Facef.
A vereadora Lindsay Cardoso (PP) foi ofendida com xingamentos e ameaçada de agressão por munícipes que acompanhavam a sessão durante o Expediente.
A situação aconteceu logo após uso da Tribuna pelo munícipe Bruno Madeira de Carvalho abordando o tema ‘Segurança Pública, Mendicância, Usuário de Drogas’.
O munícipe em sua fala pontuou sobre os problemas enfrentados por moradores e comerciantes dos bairros Vila Formosa, Estação, Vila Nicácio e adjacências. Ele citou furtos, invasões em residências e estabelecimentos, e pediu soluções para os problemas nas proximidades do Centro Pop.
Della Motta disse ‘a vereadora Lindsay estava com uma demanda e para não atender telefone aqui, ela deslocou-se até a copa, porque estava falando na Prefeitura. E algumas pessoas que estavam acompanhando esse senhor que fez uso da Tribuna foram lá e insultaram a vereadora com palavras de baixo calão e ameaçaram a vereadora’. OUÇA:
‘Ele fez uso da Tribuna e inclusive o tempo regimental foi prorrogado para fazer a conclusão. E na realidade fico muito triste porque estamos no quarto ano de mandato e esse senhor nunca apareceu na Câmara Municipal para fazer qualquer tipo de posicionamento, é um pré-candidato a vereador para essa Casa de leis’ acrescentou.
O presidente do Legislativo lembrou ‘esse assunto já foi debatido várias vezes nessa Casa e que se posicionou de forma muito consistente sobre todos os assuntos. Aliás, já foi feita Audiência Pública e o senhor que se fez presente não participou, já fez várias reuniões e tenho a ata aqui e esse senhor não participou, mas é um espaço totalmente liberal facultado pelo Poder Legislativo aos cidadãos para fazer qualquer exposição desde que use palavras compatíveis aquilo que está no Regimento Interno’
‘Nossa solidariedade a Lindsay e obviamente vai ficar por parte dela para fazer qualquer tipo de registro de ocorrência, foi visualizado por outras mulheres que estavam lá e observaram. Essa Câmara participa de todas as decisões que devem ser tomadas, nós não temos e foge ao rol de competência da Câmara, ir lá e fechar o Centro Pop’ explicou.
O parlamentar reforçou ‘quando a gente fala em situação de rua não podemos esquecer jamais que são seres humanos, é lógico tem seres humanos agressivos, seres humanos doentes, drogados, mas já discutimos essa matéria várias vezes, levamos nosso posicionamento ao Poder Executivo, discutimos com promotores, com defensores e discutimos com a questão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)’
Della Motta finalizou ‘o que não pode acontecer é qualquer tipo de ameaça a qualquer ente do Poder Legislativo. E como presidente dessa Casa a minha solidariedade a vereadora, em momento algum vereador se dirigiu de maneira acintosa as outras pessoas. Quem exige respeito, tem que se dar respeito’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) disse ‘quero fazer um desagravo à vereadora Lindsay Cardoso (PP), eu acho que realmente todas as pautas tem que ser debatidas aqui, qualquer tema que seja de interesse da comunidade tem que ser feito aqui’
‘Mas infelizmente, nesse período pré-eleitoral, vem gente para fazer lacração e que está de olho na vaga dos vereadores que estão aqui. E aí chega ao ponto de quase agredir uma vereadora de forma que a gente não pode aceitar em espécie alguma’ ressaltou.
‘Quero deixar toda minha solidariedade à Lindsay, meu apoio, e acho que isso não pode ficar assim afinal de contas você representa a população de Franca, foi eleita democraticamente e quem quiser entrar em seu lugar que dispute a eleição e ganhe. Agora não pode fazer esse tipo de coisa com um representante do povo’ concluiu.
O vereador Ronaldo Carvalho (PP) lamentou ‘as pessoas as vezes perdem a noção, os problemas a gente sabe que tem na cidade, já foi debatido esse assunto várias vezes, já tivemos Audiência Pública para falar sobre moradores em situação de rua. E não é só Franca que tem moradores de rua, tem em tudo e qualquer lugar, em Nova York tem morador de rua! É um problema social que atinge o mundo todo’
‘Então, as pessoas acham que simplesmente vir aqui falar duas ou três palavras, conversar e vai resolver o problema. As coisas não são muito bem assim. E chegar nessa situação de tentar agredir um agente público, sobretudo uma mulher, é lamentável’ concluiu.
Em entrevistas a vereadora Lindsay Cardoso (PP) também se manifestou ‘nunca a violência vai ser solução para alguma coisa! As pessoas tem que parar com isso, tem que ter educação ir aos locais, vir na Câmara para falar sobre suas demandas. Aqui nós não partimos para cima de ninguém, a gente não trata ninguém com violência’. OUÇA: