Em mais uma sessão ordinária, a 17ª do ano, os vereadores de Franca aprovaram Projeto de Lei Ordinária nº 41/2023, de autoria da vereadora Lindsay Cardoso, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Voluntários do Canil Municipal de Franca.
Os vereadores Daniel Bassi (PSDB) e Zezinho Cabeleireiro (PP) não estiveram presentes à sessão. Ambos justificaram suas ausências devido ao cumprimento de agenda de compromissos no Governo do Estado de São Paulo.
Em defesa do projeto, a vereadora argumentou que, como protetora animal, ela tem acompanhado atentamente a atuação do Canil Municipal de Franca. “Embora o órgão preste diligentemente serviços à população francana, como o recolhimento e acompanhamento médico de animais, acreditamos que seu atendimento poderia ser aprimorado caso houvesse mais pessoal atuando no órgão”, ressaltou.
O projeto permite que o Poder Executivo utilize pessoas físicas para a melhor execução de serviços no local e para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais abrigados no Canil.
Ainda segundo a proposta,as pessoas físicas que prestarão serviços voluntários no Canil Municipal de Franca atuarão nas seguintes tarefas: banho e tosa em cães e gatos, auxílio e supervisão nas feiras de adoção,passeio com os cães,colaboração nas campanhas de vacinação, além de assistência no programa de castração gratuita.
De acordo com as regras do projeto, para ser voluntário, é necessário ser maior de 18 anos, e se cadastrar no Canil Municipal de Franca, munido de RG, CPF e comprovante de residência.