Caso aconteceu em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na noite de terça (24). Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente foi acionada.
Um vídeo gravado por um casal em uma moto flagrou o momento em que um cãozinho corre desesperado atrás do tutor que o abandonou em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na noite desta terça-feira (24).
O motorista do carro branco abre a porta e larga o animal no meio da rua. O casal fez o registro na tentativa de identificá-lo pela placa do veículo.
O cachorrinho corre o mais rápido que consegue e chega a alcançar o veículo, mas, mesmo assim, o condutor não para.
A denúncia chegou até o gabinete do presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, que acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
O vereador Luiz Ramos Filho (PMN) relata que recebe uma média de 300 denúncias de abandonos e maus-tratos contra animais por mês.
“Olha, é uma imagem muito triste ver esse cãozinho desesperado correndo atrás do carro. A gente recebe isso direto no gabinete e encaminha aos órgãos competentes para que possa ser punido. É preciso lembrar a essas pessoas que abandonar animais é crime”, disse o vereador.
Ele relembra que os casos aumentam drasticamente no período de férias escolares.
“É preciso conscientizar a população para que a gente diminua esse índice altíssimo de abandono. Agora nas férias isso aumentou muito. É muita maldade abandonar o animal ao relento, a própria sorte”, completa ele.
Segundo a Polícia Civil, as testemunhas não registraram o caso na delegacia, mas, ao tomar conhecimento da situação e das imagens, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu um inquérito para investigar o caso e identificar o autor.
A corporação pede que a população denuncie esse tipo de crime para ajudar nas investigações.
Suipa lotada
A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Jacarezinho, na Zona Norte, contabiliza até 60 abandonos na porta do local no mês de janeiro — uma média de 2 animais por dia.
Lotados, eles gastam cerca de R$ 600 mil por mês para conseguir cuidar de todos os animais.
Pessoas que abandonam animais podem ser presas em flagrante.
“Com relação a lei federal, há a previsão de 2 a 5 anos de prisão. Uma lei aqui do RJ prevê até 5 mil de multa. A pessoa em flagrante delito pode ser presa, basta denunciar e chamar as autoridades. As denúncias podem ser feitas pelo 1746, que a prefeitura do Rio de Janeiro, na medida do possível, recolheria os animais. Ou em qualquer delegacia para punibilidade do infrator porque o abandono está previsto como crime”, explica Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ.
Fonte: g1