A Rede VOA reinaugurou nesta sexta-feira-feira o Aeroporto Ten. Lund Presotto, em Franca e fez vários anúncios importantes.
Um deles é que o aeroporto local está apto a receber voos nacionais e até internacionais e que a pista local é uma das melhores do Estado.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deverá vir a Franca para testar a pista utilizada para decolagens e pousos.
Esta etapa será crucial para a liberação total para a implementação das rotas de voos regulares comerciais.
Mas antes desta etapa deverão ser cumpridos alguns outros trâmites burocráticos junto à ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil.
“Franca tem uma das melhores pistas do interior do Estado de São Paulo e faremos todo o possível para que seja uma referência em Aviação Civil de São Paulo”, disse Marcel Moure, presidente da VOA, empresa responsável pela administração do aeroporto local.
“É muito bom constatar que as coisas estão avançando e que, a cada dia, estamos mais perto do retorno das atividades plenas de nosso aeroporto”, afirmou o vereador e presidente do Parlamento Regional de Franca, Daniel Bassi.
As obras
O aeroporto recebeu R$ 1,5 milhão em benfeitorias, neste primeiro ano de concessão à VOA, em obras estruturais e de melhorias na navegação aérea.
As obras contemplaram a revitalização do terminal e edifícios operacionais, implantação de caminhão bombeiro, aprovação e implantação de EPTA (estação de telecomunicação) para voos comerciais.
O vereador Daniel BassI tem acompanhado de perto todas as ações sobre a volta dos voos, também destacou outros investimentos.
“Estão prontos também a recuperação do pátio da pista, projeto e aquisição de PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e canal de inspeção para atendimento a voos comerciais regulares. Estou confiante”, disse o parlamentar.
Segundo o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, o Aeroporto de Franca está situado em uma área de enorme potencial turístico e está apto a receber os voos comerciais prometidos pela compensação do ICMS.
“Estamos aguardando um posicionamento para que os voos iniciem o quanto antes.
À Rede VOA coube toda a infraestrutura aeroportuária, prevista pela legislação da ANAC.
Estamos à espera do planejamento das malhas para que estes voos aconteçam o mais rápido possível”, disse.
Investimentos pesados
Nos primeiros quatro anos de concessão, a Rede VOA irá investir R$ 3,9 milhões no Aeroporto de Franca.