O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Bassi (PSD),.representou o Poder Legislativo francano na manhã desta quinta-feira (27) na inauguração da Central da Justiça Eleitoral de Franca.
Autoridades
Participaram do evento o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Silmar Fernandes, o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Encinas Manfré, a juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini, juízes eleitorais de Franca Luciano Franchi Lemes, José Rodrigues Arimatéa, Humberto Rocha, o prefeito de Franca Alexandre Ferreira, o prefeito de Cristais Paulista, Elson Gomes dos Santos, a prefeita de Ribeirão Corrente, Ana Lourinete Costa Lôbo Montanher, o prefeito de São José da Bela Vista, Walter Cássio Carvalho Faccirolli, o prefeito de Restinga, Felipe Talvani Sontini, o prefeito de Itirapuã, Gerson Alves, entre outras autoridades.
Estrutura otimizada
O espaço reúne num mesmo endereço as três zonas eleitorais da cidade: 46ª, 240ª e 291ª zonas eleitorais.
Os cartórios eleitorais instalados na nova sede atendem, além das eleitoras e eleitores de Franca, o eleitorado dos municípios de Patrocínio Paulista, Itirapuã, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Restinga.
Quase 300 mil eleitores
O eleitorado das três zonas eleitorais é composto por 291.433 pessoas, sendo cerca de 248 mil eleitoras e eleitores aptos somente no município de Franca.
Eles votam em 727 seções eleitorais distribuídas em 73 locais de votação.
A inauguração da nova sede, que já funcionou durante as eleições de 2024, é parte de projeto do TRE-SP que tem como objetivo assumir os encargos financeiros de alguns cartórios eleitorais do estado.
O novo espaço está localizado em área central do município, com fácil acesso a linhas de ônibus, ao Poupatempo e a agências bancárias.
Legislativo
O presidente da Câmara de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD), destacou a importância dos investimentos feitos e por Franca ser escolhida para esse novo modelo de atendimento da Justiça Eleitoral.

Além disso, enfatizou os benefícios para a comunidade: ‘é uma festa da democracia, pois temos aqui representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. É um espaço onde toda a população, todo eleitor terá mais acesso à Justiça Eleitoral com muito mais conforto’.
Justiça Eleitoral
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, agradeceu a presença de todas as autoridades, demais convidados e reforçou ‘são 250 mil eleitores que merecem toda a nossa atenção, nosso respeito, porque os eleitores são a base da democracia’.
‘Aqui nós reunimos todos os cartórios, facilita a vida do eleitor, onde poderá ser bem atendido naquilo que precisar’,.concluiu.