Após vencer o Uruguai por 85 a 66,, na sexta-feira, dia 25, a Seleção Brasileira de Basquete volta ao Pedrocão, na noite desta segunda-feira, 28, para encarar a Colômbia, novamente no Pedrocão, fechando a segunda janela das Eliminatórias da Copa do Mundo. Os colombianos vêm de vitória sobre o Chile, também na sexta-feira, por 90 a 76, no Chile. Com o terceiro triunfo contra o Uruguai, o Brasil está praticamente garantido na segunda fase das Eliminatórias, mas um triunfo sobre a Colômbia encaminha o primeiro lugar do grupo.
Eliminatórias
Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia, Chile e Uruguai. Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.
Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.
A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.
CONVOCAÇÃO
ARMADORES
Alexey – Minas Tênis Clube
Yago – Flamengo
Elinho – São Paulo
ALA-ARMADORES
Georginho – SESI Franca
Gui Deodato – Minas Tênis Clube
ALAS
Léo Meindl – Fuenlabrada-ESP
Vitor Benite – San Pablo Burgos-ESP
ALAS-PIVÔS
Rafael Mineiro – Flamengo
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – São Paulo
Gabriel Jaú – Bauru Basket
PIVÔS
Hettsheimeir – Bauru Basket
Lucas Mariano – SESI Franca
Augusto Lima – Murcia-ESP
Comissão
Diretor técnico – Diego Jeleilate
Gerente administrativo – Bruno Valentin
Técnico – Gustavo De Conti
Auxiliares – Vitor Galvani e Helinho Garcia
Preparador físico – Bruno Nicolaci
Diretor do Departamento de Saúde/Médico – Dr. Carlos Andreoli
Fisioterapeuta – Bruno Secco
Nutricionista – Denise Silva
Gerente de comunicação – Thierry Gozzer
Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete
CBB