A data 15 de abril é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade. O desenhista, além da sensibilidade, precisa entender os sentidos de perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra na hora de produzir os seus trabalhos.
Um desenhista pode atuar em diversas áreas, desde ilustrações voltadas para o entretenimento, arte digital, agências de publicidade ou até mesmo desenhar como um hobby, sem pretensões financeiras.
O Dia Mundial do Desenhista é comemorado anualmente em 15 de abril.
Apesar do mundo digital em que vivemos, o desenho segue em alta e conquista jovens de todo mundo através de organizações como a “Urban Sketchers” cujo objetivo é reunir pessoas para desenhar as cidades onde moram ou visitam.
O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália.
A data foi instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, através de uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), considerada a maior organização não-governamental de artes visuais, criada em 1954 pela Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Confira abaixo cinco grandes desenhistas brasileiros:
Carybé: pseudônimo de Hector Julio Paride Bernabó, Carybé foi um desenhista argentino e naturalizado brasileiro. Nascido em 1911 na cidade de Lanús, Argentina, Carybé, que se instalou na Bahia, ilustrou dezenas de livros e suas obras podem ser vistas na Assembleia Legislativa da Bahia. O desenhista faleceu em 1997, na cidade de Salvador.
Ziraldo: desenhista e cartunista, Ziraldo Alves Pinto nasceu em 1932 na cidade de Caratinga, Minas Gerais. Criador do “Menino Maluquinho”, um dos maiores personagens da literatura infantil, Ziraldo é autor de dezenas de logotipos e um dos fundadores da revista “Pasquim”.
Maurício de Sousa: cartunista nascido em 1935, na cidade de Santa Isabel (SP), Maurício de Souza é criador da Turma da Mônica, o mais bem-sucedido gibi nacional. Além da Turma da Mônica, um dos maiores sucessos de seu trabalho, foi também criador da Turma do Chico Bento, a Turma do Bidu, Turma da Tina, dentre outros.
Henfil: pseudônimo do quadrinista Henrique de Souza Filho, criador de vários personagens como os fradinhos Cumprido e Baixim, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino, e Graúna, importantes para criticar a ditadura militar. Nasceu em Ribeirão das Neves em 1944 e faleceu no Rio de Janeiro em 1988.
Érica Awano: é uma respeitada desenhista na área do Mangá e responsável pela ilustração das histórias “Holy Avenger“. Participou das coletâneas em homenagem a Maurício de Sousa e de Ziraldo. Sabe-se que ela é neta de japoneses, mas não revela sua data de nascimento.
Fonte: calendarr.com