– Encontro chegou à 5ª edição e reuniu 340 colaboradores na sede da instituição –
A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca realizou no dia 11 de agosto o 5º APAEXONE-SE, encontro em que reuniu 340 colaboradores para participarem de uma programação especial, focada na integração, transparência e valorização do maior patrimônio que a instituição tem: o capital humano. Os profissionais atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social, os três pilares de atuação da APAE no atendimento à pessoa com deficiência.
O encontro foi idealizado para que os profissionais da APAE pudessem vivenciar um momento de pausa e reflexão e também, para que, quem tem mais tempo de casa pudesse se atualizar dos números da instituição e principais dados e os novatos conhecessem as informações e tivessem dimensão do trabalho desenvolvido para Franca e cidades da região.
Paulo Henrique Ferreira, presidente da APAE de Franca, fez a abertura do APAEXONE-SE e aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição e dedicação de todos os colaboradores, também responsáveis por tornar a instituição reconhecida, elogiada e valorizada nacionalmente e por oferecerem serviços de excelência para as pessoas com deficiência, proporcionando-lhes dignidade.
“Graças ao trabalho de todos vocês, somos muito elogiados e reconhecidos, por isso a APAE está sempre crescendo profissionalmente, em infraestrutura e, principalmente, na parte de pessoas. A APAE é construída por gente! A APAE, para mim, é uma escola, é uma faculdade, é uma pós-graduação e um doutorado de vida. A gente aprende muito aqui, eu aprendo muito com vocês. Muito obrigado, obrigado pela confiança para conosco e para com a APAE”, afirmou Paulo.
O 5º APAEXONE-SE foi realizado nos períodos da manhã e tarde e contou com a apresentação sobre situações de violência, feita pela assistente social Vanessa Tristão, coordenadora do Serviço no Domicílio da Apae; a palestra “Eu e as competências socioemocionais”, com o psicólogo Fabiano Storti; apresentação de dados da instituição pela gestora administrativa Karina Magalhães, além do Momento de Interação conduzido pela Equipe de Esporte e Arte e um apetitoso almoço especial com cardápio da Festa di San Gennaro.
A tradicional festa, aliás, foi um dos temas abordados durante o encontro. A edição deste ano acontecerá de 14 a 17 e de 21 a 24 de setembro, envolvendo 500 voluntários, público de cerca de 5 mil pessoas por dia e é uma das principais fontes de arrecadação de recursos da APAE de Franca.
Karina Magalhães, gestora administrativa e financeira, explicou sobre as frentes de captação de recursos para complementar os valores repassados pelo Poder Público nos convênios firmados com a instituição.
“Temos um orçamento anual em 2023 de R$ 14,3 milhões, e não temos 100% dos serviços financiados pelo Poder Público. Cerca de 30% precisam da contrapartida da APAE. A Festa di San Gennaro, o Leilão, o telemarketing e o programa Empresa APAExonada são as frentes que garantem complementar o valor que precisamos para manter os serviços. É um desafio diário”, disse Karina.
O encontro foi uma oportunidade para demonstrar aos 340 colaboradores a magnitude do trabalho da APAE e a importância do envolvimento de todos nas ações da instituição.