– Instituição depende da doação de pessoas físicas para complementar orçamento e manter atendimentos de excelência para mais de 1,3 mil usuários –
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca abriu suas portas para receber os contribuintes para um café da tarde especial e visitação pelos setores da Educação, Saúde e Assistência Social da instituição.
O Dia dos Doadores APAExonados, realizado em 31 de agosto, contou com a presença do presidente da APAE, Paulo Henrique Ferreira, e gestores.
Paulo, que também exerce o cargo de forma voluntária, aproveitou para agradecer a colaboração de todos com o trabalho da instituição, que é reconhecida nacionalmente como uma das melhores do país no acolhimento a pessoas com deficiência.
“Fiz algumas descobertas fantásticas nesta visita. Descobri que temos doadores há mais de 50 anos. São sócios-fundadores de toda essa alegria que é a APAE. É maravilhoso você ter a oportunidade de conhecer voluntários, pessoas que fazem a sua contribuição sempre de coração. Termos a oportunidade de estar junto com vocês é uma alegria. A APAE se sente abraçada por vocês. Deixo aqui o meu muito obrigado a todos”, afirmou o presidente.
Após apreciarem a apresentação da Fanfarra da APAE e conhecerem o Jardim Sensorial, os doadores tiveram a oportunidade de visitar e conhecer os atendimentos realizados pelas equipes multiprofissionais. Divididos em grupos, os visitantes passaram pelas alas da Saúde – Serviço de assistência à saúde e CER II – Centro Especializado em Reabilitação, Núcleo de Atendimento ao Autista, Escola Especial, Ensino Fundamental, Educação infantil, Educação para o Trabalho, blocos da Assistência social – Centro dia, Unidade Referenciada e quadra poliesportiva.
As donas de casa Abadia Stefani Coelho, 90, e Maria Rita Toledo, 69, são mãe e filha e colaboradoras da APAE de Franca há 20 anos. As duas se emocionaram e se surpreenderam com a diversidade de atendimentos prestados e encerraram a visita com uma nova visão sobre a instituição.
“Eu sempre imaginei que a APAE fosse um complexo muito grande, mas nunca detalhado dessa forma como pudemos presenciar nesta visita. É muito amplo, muito espaço, muitos profissionais, muita dedicação. Como colaboradora, me sinto tão pequena, porque eu gostaria tanto de poder ajudar mais e mais, porque é muito lindo esse trabalho”, afirmou Maria Rita. “Foi uma grande surpresa, algo que eu não esperava encontrar aqui. Muita dedicação, muito amor, muito carinho. Deus iluminou essas pessoas para cuidar com tanta paciência”, completou Abadia.
Como doar
A APAE de Franca atende atualmente mais de 1,3 mil pessoas e estima um orçamento para 2023 de R$ 14,3 milhões. A instituição possui parceria com o governo federal, municipal e estadual, mas os repasses são insuficientes para cobrir todos os custos. Para complementar, recorre a outras frentes de arrecadação.
Segundo Karina Magalhães, gestora administrativa e financeira, 30% das despesas anuais são provenientes da ajuda da sociedade civil, e uma das fontes de recursos é a doação da pessoa física através do Telemarketing – Central de Doações, que mantém uma média de 7 mil doadores mensais com arrecadação de cerca de R$ 170 mil por mês. As pessoas que desejarem contribuir podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (16) 99996-3214.