– Serviço é oferecido em parceria com a Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Ação Social –
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca iniciou em janeiro deste ano, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Serviço no Domicílio. Atualmente, 80 pessoas e seus familiares são acompanhados pelos profissionais da instituição em suas casas.
Com o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiências e Idosos no Domicílio, a APAE leva às residências a excelência dos atendimentos que oferece. Todos os inseridos no programa contam com atendimento multiprofissional, realizado pela equipe da Assistência Social da instituição. Eles contam com profissionais de psicologia, serviço social, terapeuta ocupacional, cuidadores e, se necessário, também recebem apoio da estrutura da área da Saúde da APAE, como médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas.
O atendimento domiciliar é destinado para pessoas com deficiência e idosos que estão em situação de desproteção social, que residem sozinhos ou que a família apresente dificuldades em prover os cuidados necessários.
A assistente social Vanessa Tristão, coordenadora do Serviço de Atendimento Domiciliar da APAE de Franca, explica que o serviço veio para promover o acesso ao atendimento, contribuindo para transformar a vida de muitas famílias. Segundo ela, as pessoas que vivenciam situação de desproteção social e são dependentes enfrentam dificuldades em acessar os atendimentos necessários e de se deslocarem até a instituição.
Por isso, o atendimento no domicílio pode ser a única alternativa para que tenham seus direitos garantidos e possam ter uma vida com mais autonomia, qualidade e segurança.
Parceria com as famílias
O trabalho nos domicílios é realizado em parceria com as famílias. Para cada um, é elaborado o Plano de Atendimento Individual/Familiar, estruturado com base nas necessidades e desejos dos atendidos e seus familiares e que contém as principais estratégias para alcançar os objetivos.
“Ao envolvermos as famílias, todos se responsabilizam pelo atendimento, por suas ações nas superações das vulnerabilidades, estreitam laços de convivência e geram uma cooperação intrafamiliar. Além disso, o atendimento é direcionado para a proteção de toda a família e não somente da pessoa com deficiência e/ou idosa”, explicou Vanessa.
A seleção
A inserção de novos atendidos é realizada de forma conjunta entre a APAE e o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Franca, dando prioridade às pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade.