O antigo prédio da UNESP no centro de Franca, foi saqueado por moradores de rua, que se apossaram de diversos colchões e outros pertences do local. Moradores daquela região relataram à polícia que há tempos eles vinham tentando arrombar o local.
A preocupação é de que ocorra uma invasão no local, e que incidentes como do incêndio no antigo prédio Tio Sam que noticiamos recentemente, que por pouco não se transformou em tragédia.
O Prédio era ocupado por escritórios de algumas secretarias do estado, como a Secretaria de Governo e Secretaria de Esporte do Estado que mantinha um depósito de colchões que são utilizados nos Jogos Regionais.
O Diretor Regional de Esportes Renato Mussalem se comprometeu com as famílias que residem na região que na quinta-feira, 23, por volta das 11h30, providenciará a retirada dos pertences que restaram da Secretaria de Esporte.
Antiga UNESP Centro
A antiga sede da UNESP fica na Rua Major Claudiano, e foi cedida ao Governo do Estado de São Paulo em 2010, pelo período de 20 anos, e desde então passou a ser ocupado por diversos órgãos da Administração Direta, sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
O Prédio é tombado pelo Condephat, e passaria por uma ampla reforma há alguns anos, com diversos problemas, incluindo o risco de partes da marquise caírem, mas os planos acabaram adiados em função da pandemia.
Há um ano o Governo do Estado de São Paulo comunicou à Unesp, a intenção de devolver o prédio.