Terminou em agressão uma operação da Guarda Civil Municipal de Franca, no Centro, na manhã desta segunda-feira, 14. Dois vendedores ambulantes teriam sido agredidos, um deles a golpes de barra de ferro na cabeça, ao tentarem evitar que os produtos que comercializavam fossem apreendidos pela fiscalização.
De acordo com as informações disponíveis, Amadeu Neto, de 67 anos, trabalha como ambulante há 20 anos e estava vendendo máscaras de proteção facial contra a Covid-19, quando foi abordado pelos agentes que tentaram fazer a apreensão de seus produtos.
Um vídeo divulgado no portal Hertz Notícias, mostra uma discussão envolvendo várias pessoas tentando impedir a apreensão dos objetos. Em dado momento, o tumulto se generalizou e um fiscal atinge a cabeça do ambulante com uma barra de ferro, provocando um extenso corte em seu couro cabeludo.
Ainda durante o tumulto e na tentativa de ajudar Amadeu, um homem de nome Cleidinaldo, que também é ambulante, acabou sendo ferido pelos fiscais. Ambos reclamaram da ação truculenta dos guardas municipais e do tratamento que estariam recebendo da atual gestão do prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
Nota da Prefeitura
Em nota emitida via Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Vigilância Sanitária afirma que realiza ações de orientação e fiscalização sobre o comércio ambulante.” Na manhã desta segunda-feira, 14, em trabalho de rotina, os fiscais detectaram a presença de um ambulante que já havia sido notificado, anteriormente, por 6 vezes. Durante abordagem houve o registro de mútuas agressões”
Em áudio divulgado nas redes sociais, o prefeito Alexandre Ferreira afirma que a Prefeitura de Franca não compactua com nenhuma forma ou tentativa de agressão. “O fato, que já está em apuração pelas autoridades policiais, será também rigorosamente apurado pelo departamento de corregedoria do município”, observa Ferreira.
Como parte dos trabalhos da Vigilância Sanitária, os fiscais orientam, inclusive, sobre meios de legalizar a atividade dos ambulantes, através do Programa “Venda Legal”, que consiste em suporte financeiro, através do Banco do Povo, cursos de qualificação e assessoria técnica.
Fotos: Hertz Notícias e redes sociais