A jovem francana, Larissa Cristina Silveira Silva, de 17 anos, conseguiu um feito para poucos. Vindo de escola pública, ela acaba de ser aprovada entre os 20 melhores no vestibular da Faculdade de Direito de Franca, um dos cursos de Graduação mais concorridos no Brasil.
Filha do empresário e radialista Alexandre Silva, repórter da Rádio e Portal Fato no Ato, e da agente de organização escolar, Rita Silveira, Larissa trabalha como correspondente bancária da Caixa Econômica Federal, depois de fazer estágio em uma das agências do mesmo banco, e concluiu o ensino médio na Escola Sesi (Serviço Social da indústria), no bairro Santa Cruz, em Franca.
A jovem conquistou a vaga via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e com a sua nota obteve a 16ª colocação na FDF, concorrendo com mais de mil estudantes.
Larissa deverá iniciar o curso na segunda-feira, 21 de fevereiro. Ela afirma que estudou bastante para atingir ao seu objetivo. “ minha mãe é agente de organização escolar e me ajudou e incentivou muito para que eu prestasse o vestibular”, concluiu a jovem estudante, que não vê a hora de iniciar as aulas.
Concorrido
O curso de Graduação em Direito da FDF é anual e a prova é elaborada pela Fundação VUNESP. As formas de ingresso no curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito de Franca são: o Vestibular, o ENEM ou a Prova de Transferência.
Vestibular
O Processo Seletivo Vestibular, na modalidade “provas”, é realizado em fase única. Consta de uma prova de Conhecimentos Gerais e de uma Redação em Língua Portuguesa, com a seguinte organização: Prova de Conhecimentos Gerais, de caráter eliminatório, constituída por 60 (sessenta) questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Atualidades (10), Geografia (10), História (10), Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol (10), valendo 1 (um) ponto cada questão, e Língua Portuguesa (10) e Literatura (10), valendo 2 (dois) pontos cada questão. Cada questão contém 5 (cinco) alternativas. A prova é de caráter eliminatório, com valor máximo de 80 (oitenta) pontos.
Prova de Redação: de caráter eliminatório, com valor máximo de 60 (sessenta) pontos.
As provas são elaboradas conforme o Programa das Provas no Edital, e seguem as orientações da Base Nacional Comum do Ensino Médio.