A Alemanha se sagrou pela primeira vez campeã da Copa do Mundo masculina de basquete. Neste domingo, os alemães venceram na final a Sérvia por 83 a 77 e selaram de forma invicta o título inédito em Manila, nas Filipinas. Dennis Schroder foi o destaque da final e também o MVP da competição (jogador mais valioso). Na disputa pelo bronze, o Canadá desbancou os Estados Unidos na prorrogação, tirando os rivais continentais do pódio do Mundial pela segunda edição consecutiva.
Os quatro primeiros colocados na Copa do Mundo se garantiram nas Olimpíadas de Paris, assim como Austrália, Sudão do Sul e Japão. O Brasil foi o 13º colocado na competição, sem vaga olímpica, mas com chances de classificação no pré-olímpico do ano que vem. A anfitriã França está garantida nos Jogos de Paris.
Dream Team
A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou o quinteto ideal da Copa do Mundo. Além do MVP Dennis Schroder, o Dream Team contou com o canadense Shai Gilgeous-Alexander, o americano Anthony Edwards, o sérvio Bogdan Bogdanovic e o esloveno Luka Doncic.
Schroder comanda a Alemanha na final
Um campeão inédito já seria coroado em Manila. A Sérvia, vice-campeã em 2014, ainda não chegou ao topo do pódio desde o fim da Iugoslávia, pentacampeã mundial. A Alemanha só tinha no histórico o bronze da Copa do Mundo de 2002.
O primeiro tempo foi de equilíbrio, com os times se revezando na liderança do placar. Só que a Alemanha deslanchou no terceiro quarto e viu a Sérvia parar, anotando apenas 10 pontos na parcial. Os alemães entraram no último quarto com 12 pontos de frente, viram os sérvios reagirem e diminuírem para apenas dois pontos, mas conseguiram evitar a virada pelas mãos de Dennis Schroder, que foi preciso no minuto finais.
Destaques da final
Dennis Schroder (ALE) – 28 pontos
Aleksa Avramovic (SER) – 21 pontos
Franz Wagner (ALE) – 19 pontos
Bogdan Bogdanovic (SER) – 17 pontos
MVP da final
Apesar de Schroder ter sido o cestinha da partida e ter desequilibrado nos momentos decisivos, Franz Wagner foi eleito pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) o MVP da final (melhor jogador).
Canadá vence os Estados Unidos na prorrogação
Pela primeira vez o Canadá entrou no pódio de uma Copa do Mundo masculina de basquete. Os canadenses contaram com grandes atuações de Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Walker para vencer os Estados Unidos por 127 a 118 na prorrogação. Um bronze inédito para Canadá, que foi vice-campeão olímpico em Berlim 1936.
Sem seus principais jogadores da NBA, os americanos, por sua vez, ficam fora do pódio pelo segundo Mundial seguido – ficaram na sétima posição na China 2019. Desde 1970 os Estados Unidos não saiam sem medalha de dois Mundiais seguidos.
Destaques do jogo
Dillon Brooks (CAN) – 39 pontos
Shai Gilgeous-Walker (CAN) – 31 pontos e 12 assistências
Anthony Edwards (EUA) – 24 pontos
Austin Reaves (EUA) – 23 pontos
RJ Barrett (CAN) – 23 pontos
Créditos: Globo Esporte