A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 14, um encontro entre o prefeito Alexandre Ferreira e mais de 20 empresários com o objetivo de apresentar ao Poder Público demandas pertinentes à região central da cidade. O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, e o superintendente da entidade, Marcelo Rocha, estiveram na reunião que foi pautada por temas como limpeza pública, segurança, fiscalização do comércio irregular e apresentação de projetos que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Relatos de uso de drogas em praças e corredores comerciais e de concorrência com comércio informal foram apresentados ao prefeito Alexandre, sendo a intensificação da fiscalização o pedido mais recorrente do encontro.
“Reforçamos junto ao prefeito a demanda coletiva dos empresários em prol da efetividade da fiscalização que é garantida pelo código de Obras e Posturas do Município. Os comerciantes puderam expor os desafios que têm enfrentado e ouvir as propostas e projetos do Município para tratar destes temas, de forma humanizada”, afirmou Bôtto.
De acordo com o prefeito, as demandas serão consideradas dentro de políticas públicas que já vêm sendo aplicadas pelo Executivo para o acolhimento de pessoas em situação de rua, revitalização de espaços públicos, dentre outros pertinentes.
“Temos uma avaliação positiva do encontro que tivemos com os comerciantes do Centro. Estivemos em um ambiente em que a gente pôde conversar e buscar soluções para os problemas”, disse Alexandre. “A gente apresentou um diagnóstico em relação a ao cenário atual da população em situação de rua, do comércio informal, bem como as soluções para as quais vamos caminhar, a partir de agora. Esse trabalho de diálogo é muito importante e, para todos os que quiserem conversar com o prefeito, a prefeitura estará de portas abertas”, concluiu.
Há mais de 40 anos no Centro, o empresário Jaime Luiz Barbosa do Carmo, da Atram Comércio e Produtos Naturais, afirmou que o diálogo com o Poder Público trouxe boas perspectivas. “É importante ter essa visão de unir o empreendedorismo e o Poder Público em prol de melhorias para a sociedade”, disse. “A força dessa troca vai gerar um resultado fantástico. Esse trabalho social (que foi proposto no encontro) terá uma influência muito maior e não só no varejo, no ponto de venda, mas na parte de urbanização do município”, concluiu.
Brivaldo Araújo, da Loja Super G, há 48 anos no comércio da região, endossa. “É preciso que haja sempre reuniões como essa para que os problemas sejam resolvidos porque, individualmente, não é possível”, disse.
Serviços da Secretaria de Ação Social
O trabalho de encaminhamento de dependentes químicos e população em situação de rua aos serviços de acolhimento oferecidos pelo município de Franca foi apresentado durante o encontro como um dos caminhos viáveis para esta questão social que se instala no Centro e em outros pontos da cidade.
De acordo com a Prefeitura, é importante que a comunidade os conheça para que, diante de uma abordagem, possa encaminhar quem necessita ao destino certo. Informações pelo telefone (16) 99965-6571.
Tarissa Esteves/Assessora Imprensa ACIF