O prefeito Alexandre Ferreira encaminhou projeto de lei para aprovação dos vereadores, que autoriza a transferência de novecentos e sessenta mil reais para a realização do Natal de 2021. Com o aporte da ACIF o projeto totalizará um milhão e duzentos e vinte mil reais de investimento no comércio francano.
O diretor da Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), Tarciso Bôtto, usou a tribuna da Câmara de Vereadores pela manhã para esclarecer a ação que a ACIF realizará em parceria com a prefeitura de Franca no final do ano, denominada o “Natal Esperança”, que já é habitualmente realizada pela associação.
Tarcísio destacou que após 19 meses de pandemia, que gerou grande impacto econômico no comércio local, graças ao programa de vacinação será possível realizar o tão esperado natal iluminado.
O evento tem o objetivo de movimentar a economia da cidade em torno de 44,1 milhões de reais, de acordo com dados do Instituto de Estudos da ACIF, e promete impulsionar as contratações e retomada da economia, já que o setor emprega mais de 27.000 pessoas registradas. O mesmo estudo apontou que nos anos anteriores pelo menos 170 mil francanos saíram às compras, o que pode aumentar tendo em vista as restrições implantadas no Natal de 2020.
Ao menos 79 %dos entrevistados relataram que se atraídos a visitarem o comércio central por causa da iluminação natalina, e pelo menos 84 % defendem a abertura do comércio em horário estendido.
A ACIF é responsável apenas pela montagem da decoração, sendo que a aquisição de todo o aparato fica a cargo da prefeitura de Franca, e que esse ano foi orçado em novecentos e sessenta mil reais. Bôtto solicitou que a prefeitura tenha cuidado no armazenamento das luzes após as comemorações natalinas, para que possam ser utilizadas em festividades futuras.
O presidente pontuou que a urgência na aprovação dos recursos pelos vereadores se deve ao curto prazo para entrega, prevista para 15/11. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a secretaria de desenvolvimento do município.
Em sua fala ele ressaltou que “cuidar das pessoas é muito importante, mas cuidar das empresas também é, quando a gente cuida do comércio, a gente cuida das pessoas.
Com a realização do Natal Esperança há a expectativa de contratação de 3000 novos trabalhadores temporários, que geralmente cerca de 30 % se tornam vagas efetivas, segundo dados da ACIF.
A contrapartida da ACIF está orçada em duzentos e sessenta mil reais, o que englobará a chegada do Papai Noel nas cinco regiões da cidade por meio de um carro utilitário adquirido pela associação do comércio, além da montagem da Casa do Papai Noel na região central.