Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7/2), atingindo um ônibus.
O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes da aeronave morreram carbonizados. O piloto Gustavo Medeiros e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, dono do avião. Outras cinco pessoas que estavam na avenida ficaram feridas.
O avião, um modelo King Air F-90 com capacidade para oito passageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, com o piloto e o advogado, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre (RS).
A aeronave, de prefixo PS-FEM, estava registrada no nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, e atingiu um ônibus da viação Santa Brígida, que ficou em chamas.
Ao menos seis pessoas que estavam em solo ficaram feridas. Entre elas, um motoqueiro que foi atingido por uma placa de sinalização e uma senhora que estava dentro do ônibus. Ambos foram levados para unidades de saúde da região.
![](https://portalfnt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/queda-aviao-sao-paulo-1024x597.jpg)
A Avenida Marquês de São Vicente foi totalmente bloqueada, nos dois sentidos.
“São duas vítimas fatais confirmadas, mais seis vítimas que já estavam no solo. Cinco vítimas no ponto de ônibus, mais uma vítima que passava no sentido contrário no momento que a aeronave atingiu o solo, que também foi atingida. Mas são todas vítimas leves”, disse o tenente Jefferson Souza, da Polícia Militar.
“O ônibus pegou fogo, mas não foi um fogo de imediato. O fogo começou pequeno, com tempo suficiente para todo mundo deixar o ônibus, que estava parado no ponto”, completou o PM.
Pelas redes sociais, motoristas que passavam pela região relataram ter visto a queda da aeronave na zona oeste de São Paulo.
Em imagens publicadas nas redes sociais é possível ver uma nuvem de fumaça na região.
Nas redes sociais, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), lamentou o acidente aéreo e disse que disponibilizou todas as estruturas de atendimento para socorro às vítimas.
“Infelizmente, começamos o dia com esse trágico acidente aéreo na capital paulista, com as mortes do piloto e copiloto da aeronave”, escreveu o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Quem era o advogado que morreu no acidente
O avião envolvido no acidente pertencia à empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos LTDA, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A empresa, fundada em 2009, é especializada em consultoria empresarial e gestão estratégica. Entre seus sócios estão Maria da Graça Paz Louzada e Márcio Louzada Carpena, sendo este último também proprietário da aeronave acidentada.
Márcio Louzada Carpena é um advogado e empresário de destaque no cenário jurídico, sócio do escritório Carpena Advogados Associados, especializado em contencioso civil e com atuação em tribunais regionais, estaduais e superiores. Além de sua carreira no direito, Carpena é professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2002 e também leciona na Escola da Magistratura (Ajuris).
![](https://portalfnt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/advogado-e-piloto-aviao.jpg)
Na manhã desta sexta, ele fez imagens da aeronave cerca de uma hora antes do acidente. A queda foi registrada por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Carpena, que havia adquirido a aeronave em dezembro de 2024, havia publicado fotos celebrando a compra e o uso em janeiro deste ano.