O setor agropecuário brasileiro enfrenta um cenário alarmante com o aumento expressivo no número de pedidos de recuperação judicial. Entre janeiro e setembro de 2024, o total de processos protocolados saltou para 426, um crescimento de 432% em comparação aos 80 registrados no mesmo período de 2023.
Esse aumento acentuado acende um sinal vermelho para o setor, que enfrenta desafios como oscilações no mercado internacional, dificuldades de acesso ao crédito e impactos climáticos adversos.
Segundo a advogada Ana Franco Toledo, sócia no escritório Dosso Toledo Advogados e especialista em Recuperação Judicial, o processo de RJ tem sido a alternativa encontrada por muitas empresas para evitar a falência diante das dificuldades financeiras.
– “Esse cenário reflete as dificuldades enfrentadas por produtores e grandes corporações para honrar compromissos financeiros em um ambiente econômico desafiador. Porém, diante das dificuldades em honrar compromissos e manter a solidez, é fundamental buscar ajuda jurídica para tentar reverter o quadro”, explicou a advogada.
Já o advogado Ricardo Dosso, também sócio no escritório Dosso Toledo Advogados, a recuperação judicial no agro é uma medida viável para reversão de cenários econômicos capazes de resultar em falência.
– “Nós sabemos que o ideal é que se mantenha uma boa saúde financeira. Porém, diante da falência eminente, a RJ é capaz de manter empregos e possibilitar pagamentos que, em outro caso, não ocorreriam. Para mitigar os efeitos desse crescimento alarmante, é importante contar com profissionais que auxiliem na elaboração de planos de recuperação viáveis e na negociação com credores”, finalizou o advogado.