O Flamengo é o senhor da Copa Super 8. Em um jogo emocionante, pararellho até os instantes finais, o Rubro-Negro foi mais assertivo na sua estratégia, soube neutralizar os principais jogadores do KTO Minas e assumiu o controle do placar no momento certo para vencer por 64 a 61, neste sábado (01/02), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Com o quarto troféu do torneio que reúne os oito melhores times do primeiro turno do NBB CAIXA, o time do técnico Gustavinho de Conti se distanciou do Sesi Franca, que tem duas conquistas (2020 e 2023). A equipe mineira permanece com um título (2020).
Alexey Borges foi um dos destaques da final, terminando o jogo com 10 pontos, 10 rebotes e sete assistências para uma eficiência de 21, sendo eleito o MVP da Copa Super 8. “Sabíamos que seria um jogo difícil. Conseguimos tirar muito o volume do Minas. Não podemos deixá-los confortáveis na quadra porque eles têm grandes jogadores. O nosso trabalho defensivo hoje foi muito bom e sabíamos que nos momentos chaves nossa bola iria cair. Acreditamos muito no nosso trabalho, acreditamos muito no que fazemos todos os dias. Treinamos muito, ninguém pode ter dúvida disso. O reflexo disso pudemos ver naquele final, quando viramos o placar e saímos com o tetracampeonato da Copa Super 8”, afirmou Franco Balbi, que anotou sete dos seus 10 pontos no último período. “É confiança da equipe. Não tinha começado bem o jogo, mas o time é isso, para quem está bem. Temos o Alexey, que cria muito para todos, temos o Ruan, que briga muito. Todos nós fizemos um grande trabalho. A bola caiu na minha mão no final e fiz o que sempre procuro fazer”, completou.
Pelo KTO Minas, Franco Baralle terminou como o maior pontuador com 17 pontos. “Hoje o jogo foi decidido nos detalhes ofensivos. A defesa não foi tão ruim, eles fizeram 64 pontos, mas, no final, eles conseguiram levar o jogo para eles. Por muito pouco, não ficamos com o título. Teve um chute que a bola saiu de dentro, então, às vezes, é destino, sorte… Quando eu joguei finais na Argentina, também foram assim. As definições no último quarto, às vezes, vai cair para você, outras vezes não. Tem de estar com a cabeça tranquila, fizemos um grande torneio, ainda tem muita coisa pela frente. Tem o NBB CAIXA, Champions (BCLA), que são torneios muito diferentes do Super 8. O Super 8 é um jogo de eliminação. Eles foram campeões porque fizeram coisas melhores do que nós”, afirmou o argentino.
Como pede o enredo de toda decisão, os primeiros 10 minutos foram de puro nervosismo. As equipes cometeram alguns erros e demoraram para se ajustarem em quadra. As defesas se sobressaíram sobre os ataques. O KTO Minas foi um pouco mais (não muito) eficiente na reta final da parcial após o técnico Léo Costa modificar algumas peças. Hollowell e Scott Machado entraram bem no jogo e, com ajuda de Alexandre Paranhos no garrafão, colocaram o time mineiro na liderança do placar ao final do primeiro período: 13 a 10.
O cenário continuou parecido no segundo quarto. A transpiração defensiva era o que ditava o ritmo do confronto. A diferença no placar era proporcionada por Scott Machado. A boa atuação inibiu até o retorno do titular Baralle. O armador converteu uma bola do perímetro e, na sequência, encontrou Rafael Mineiro livre para outra bola tripla. Foi necessário o técnico Gustavinho de Conti pedir um tempo para buscar uma correção de rota. O Flamengo sofria para derrubar uma bola de 3 pontos, mas, quando conseguiu com Siewert, se aproximou do KTO Minas. Aí foi Léo Costa que parou o jogo. As equipes trocaram cestas nos instantes seguintes e foram para o intervalo com cinco de vantagem para os mineiros: 30 a 25.
Assim como aconteceu na semifinal contra o Sesi Franca, o Flamengo voltou em uma rotação altíssima para o terceiro período e anotou uma corrida de 4 a 0. Mas o KTO Minas tem Baralle. Em grande fase, o argentino, que foi o responsável por colocar o time na decisão da Copa Super 8 decidindo nos minutos finais contra o CAIXA/Brasília, anotou nove pontos seguidos e colocou oito de vantagem no placar (39 a 31). A equipe rubro-negra reagiu após um pedido de tempo de Gustavinho, equilibrou novamente o jogo e foi para o derradeiro quarto pontos atrás no placar (47 a 43), mesmo com duas bolas certeiras de Fuzaro do perímetro.
Balbi abriu os trabalhos para o Flamengo com uma bola de 3 pontos, mas Arengo e Fuzaro responderam na sequência. Não iria faltar emoção no último período. Aliás, Arengo e Balbi resolveram assumir o protagonismo. Jordan Williams converteu uma bola do perímetro com passe de Balbi para virar o jogo (55 a 54) com pouco mais de seis minutos para o cronômetro zerar. Baralle recolocou o KTO Minas na frente e iniciou uma troca frenética na liderança do placar. A tensão permaneceu até os instantes finais, com o Rubro-negro liderando. No último ataque, Baralle e depois Montero tiveram chance de empatar, mas desperdiçaram os arremessos do perímetro.
Confira todos os campeões da Copa Super 8:
2025: Flamengo
2024: Flamengo
2023: Sesi Franca
2022: KTO Minas
2021: Flamengo
2020: Sesi Franca
2018: Flamengo