Uma das filhas da pastora e ex-deputada Flordelis, 50, foi encontrada desacordada em uma rua de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, na madrugada dessa quarta-feira (22). Gabriella dos Santos Souza, 25, foi socorrida para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas não resistiu e morreu.
O corpo da jovem não apresentava sinais de violência, mas as autoridades de segurança ainda não descartam nenhuma linha de investigação. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).
O g1 informou que estão sendo apuradas supostas ameaças que o companheiro da estudante teria feito contra ela por meio de mensagens de áudio no WhatsApp.
No entanto, o jornal O Globo publicou que, embora haja a suspeita de assassinato, a causa “provável” do óbito de Gabriella foi “parada cardiorrespiratória súbita”, conforme a declaração de óbito emitida pelo Instituto Médico-Legal (IML de Tribobó). O órgão, porém, ressaltou que a conclusão definitiva requer exames complementares, e o próprio boletim de ocorrência sobre o caso afirma que “as circunstâncias do falecimento ainda necessitam de investigação detalhada”.
Defesa quer autorização para Flordelis ir ao enterro
De acordo com o g1, a defesa da ex-deputada tenta obter autorização judicial para que ela deixe a penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, para acompanhar o enterro da filha, mas ainda não há uma definição.
À coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, a advogada Janira Rocha afirmou que Flordelis está “muito mal e arrasada” com a morte da filha. “Ela se assustou, teve um breve momento de pânico, ficou segundos sem ar, mas se controlou”, narrou.
Quem é Gabriella dos Santos Souza?
Gabriella foi adotada ainda bebê pela ex-deputada Flordelis. Ela era irmã biológica de Lucas César dos Santos Souza, outro filho adotivo da pastora, que, como ela, foi preso por envolvimento na morte do também pastor Anderson do Carmo de Souza, em 2019.
Gabriella foi quem, inclusive, constatou a morte do pai adotivo. Já Flordelis foi condenada a 50 anos de prisão pela morte do marido.
Leia a nota completa de Flordelis sobre a morte de Gabriella:
“A pastora Flordelis e sua família, consternados, vêm através desta expressar sua profunda tristeza pelo falecimento da filha, irmã, sobrinha, Gabriela dos Santos de Souza.
Comunica que seu enterro será dia 25/01/26, sábado, as 16:30h, no Cemitério do Pacheco, em São Gonçalo. Comunica ainda que sua defesa iniciou esforços junto às Autoridades Judiciárias para obter autorização de comparecimento à despedida de sua filha.
Quanto aos motivos da morte, a família e a defesa vão aguardar os primeiros resultados dos laudos periciais para que possam se manifestar. Amanhã as 13h, parte da família comparecerá a Delegacia de Homicídios de Niterói, a fim de levar informações pertinentes ao caso.
Terminam essa nota, mais uma vez rogando às Autoridades a permissão para está última despedida”.