Um grave acidente envolvendo um avião de pequeno porte ocorreu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, litoral de São Paulo. A aeronave, modelo Cessna Citation 525 CJ1, com prefixo PR-GFS, decolou de Mineiros (GO) e, ao tentar pousar no aeroporto de Ubatuba em condições meteorológicas adversas, ultrapassou a pista, atravessou uma avenida e explodiu ao atingir o mar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam a bordo da aeronave: três adultos e duas crianças. O piloto não conseguiu sair das ferragens e faleceu no local. Duas crianças e dois adultos foram resgatados pelo SAMU e encaminhados ao hospital, onde um dos adultos está em estado grave, e uma das crianças segue monitorada com quadro potencialmente grave.
Além das pessoas na aeronave, outras três foram atingidas no solo, incluindo uma mulher e uma criança, que estavam próximas a uma pista de skate. Ambas sobreviveram, mas não há informações detalhadas sobre seus estados de saúde.
A Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que a aeronave ultrapassou os limites da pista devido à chuva e ao piso molhado. Após a explosão, imagens de testemunhas registraram o impacto e a operação de resgate, que mobilizou bombeiros e equipes médicas.
O caso reforça a necessidade de investigações detalhadas para apurar as condições da pista, os fatores climáticos e possíveis falhas técnicas ou humanas.
Quem são os passageiros
Passageiros do avião que ultrapassou a pista e explodiu no mar em Ubatuba, no litoral norte do estado, eram da família do produtor rural Nelvo Fries, de acordo com informações de integrantes da empresa dele, a Agrícola Fries.
Entre os ocupantes da aeronave estavam a empresária Mireylle Fries, que é sócia da aeronave, seu marido e dois filhos. O piloto, identificado como Paulo Seghetto, morreu no acidente.
Mireylle e sua família foram levadas para a Santa Casa de Ubatuba. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.
De acordo com a Defesa Civil, outras três pessoas que estavam na praia no momento do acidente ficaram feridas.
O que sabemos até agora:
- Um avião de pequeno porte explodiu em uma praia de Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9/1);
- A aeronave tentou pousar no aeroporto da cidade, mas ultrapassou a pista e explodiu nas areias da praia do Cruzeiro;
- Ubatuba enfrentava más condições de tempo no momento da queda;
- Estavam dentro do avião: 3 adultos e 2 crianças. O piloto, identificado como Paulo Seghetto, morreu no acidente, segundo a prefeitura de Ubatuba;
- Após a tentativa de pouso, o veículo ultrapassou a pista e 3 pedestres se feriram;
- A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e pertencia à família do produtor rural Nelvo Fries, conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Entre os ocupantes da aeronave estavam a empresária Mireylle Fries, que é sócia da aeronave, o marido dela e dois filhos;
- O piloto Paulo Seghetto, que morreu, já foi copiloto na VoePass, antiga Passaredo, empresa que sofreu a 5ª maior tragédia aérea do país.
Fries é dono de propriedades rurais em Goiás. Os dados da aeronave, de modelo Cessna Citation 525 CJ1 e prefixo PR-GFS, atestam que ele detém 33,3% da cota do avião, seguido por outros integrantes da família, como Celso Fries (33,3%) e Maria Gertrudes Fries (16,6%).
Avião saiu de Goiás
O que se sabe, até o momento, é que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros (GO), cidade no estado de Goiás que fica a 427 quilômetros de Goiânia. O município é o mesmo onde a família Fries possui propriedades e empreendimentos rurais.
Dados das plataformas de rastreamento on-line de voos mostram que o sinal do avião começou a ser captado apenas na região da divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais, já em altitude.
Havia cinco pessoas a bordo do avião, sendo três adultos – entre eles, o piloto – e duas crianças.