Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou quatro mortes. Nove pessoas seguem internadas.
Um vídeo cuja veracidade foi confirmada pelos bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lancha
Mortes
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou duas mortes pelo deslizamento. São dois homens; nenhum dos dois foi identificado ainda.
Feridos
Outras 9 seguem internadas:
- 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
- 3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio;
- mais 4 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.
Ninguém foi identificado até agora.
Passageiros tentaram avisar
Um segundo vídeo mostra passageiros de uma das lanchas tentando avisar sobre o deslizamento da pedra segundos antes de ela cair.
Rachadura já era visível desde 2012
Uma foto de 2012 postada nas redes sociais mostra que o paredão que desabou hoje em Capitólio possuía uma rachadura. Veja a foto.
Governador lamenta acidente
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), lamentou o acidente na rede social Twitter:
“Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, escreveu Zema.
“Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários”, completou.
Marinha vai apurar causas
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros informou ao g1, a princípio, uma “tromba d’água” junto a pedras fez com que elas deslizassem e caíssem de uma altura de mais de 5 metros, atingindo as lanchas.
O acidente ocorreu no condomínio Escarpas do Lago. A localidade fica perto do município de São Roque de Minas.
Guarnições de Passos e Piumhi foram deslocadas para a região para prestar atendimento às vítimas.
Confira a íntegra da nota da Marinha
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Um vídeo que circula pela internet e cuja veracidade foi confirmada pelos Bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas. Veja o vídeo abaixo:
Rompimento de barragem
A Serra de Luz está interditada desde as 06:00 da manhã de hoje por razão de rachaduras que surgiram no KM 566 e quedas de barranco. As informações são da Triunfo, que administra a BR 262 nesse trecho. Os usuários devem passar pela BR 354 passando por Bambui e Córrego Dantas.
Para seguir viagem os motoristas têm a opção de passar pela BR-354. Contudo, conforme apurado pela reportagem da TV KZ ocorreu um deslizamento de terra na LMG-891, em Córrego Danta, local de desvio, onde o trânsito segue fluindo com lenditão em meia pista.
Desvios
Para quem segue no sentido Leste/Belo Horizonte deve acessar a BR-354 no km 568, passando pela LMG-891, por Córrego Danta, e retorna para BR-262 no km 544. E quem segue no sentido Oeste/Triângulo Mineiro deve entrar pela LMG-891, no km 544 da BR-262, passando por Córrego Danta, acessando a BR-354 e retorna para BR-262 no 568.