O possível fechamento e remanejo de hospitais psiquiátricos no país traz um sufocamento de leitos no SUS e até clínicas particulares como é o caso da nossa Fundação Allan Kardec de Franca. Como uma espécie de reforma psiquiátrica que desestimula as internações, mas, como ficam os milhares de pessoas que necessitam de cuidados em tempo integral? Eu possuo 2 pessoas em minha família que sofrem com problemas mentais, uma destas inclusive já precisou várias vezes de atendimentos e internação na Fundação Allan Kardec, foi indispensável esses atendimentos prestados por eles para que não só eu, como minha família não tivesse sofrido agressões fatais enquanto dormíamos, tenho muitas histórias para relatar como exemplo desde minha adolescência.
Continua após a imagem…
E o janeiro branco? Necessário sim, mas não é só publicações em redes sociais que mudará a crítica situação dos nossos hospitais psiquiátricos. Em meio a tantas campanhas em que cores significam causas e lutas diversas, o “janeiro branco” é uma campanha brasileira que nasceu no ano de 2014 criada por profissionais da saúde mental e busca chamar a atenção para o tema ”saúde mental” na vida da sociedade. Mas você sabe porque o mês de janeiro foi escolhido para a campanha? Justamente por ser o mês em que as pessoas mais planejam metas e resoluções para problemas do cotidiano.
Continua após a imagem…
A discussão, porém é mais além de uma cor ou de um mês. Temos espalhado por todo país diversas clínicas e hospitais de internação psiquiátrica que sofrem com problemas de cortes de verbas destinadas e movimentação em suas logísticas que diretamente e indiretamente mexem com a vida dos pacientes que dependem desses serviços como também em todos os profissionais que trabalham nesses locais e também nas famílias destes doentes que, muita das vezes, encontram extrema dificuldade de manterem seus entes doentes em casa sem meios e quase nenhum suporte e conforto.
Continua após a imagem…
Meses atrás fui convidado a participar de uma reunião com a diretoria de um desses hospitais, neste caso, situado em nossa cidade de Franca, um centro de referência quando o assunto é saúde mental, a Fundação Allan Kardec. Nesta reunião, o atual diretor da sede Mário Arias Martinez, com o vice-presidente Fernando Américo Palermo, na discussão eles apresentaram em forma de ‘slides’, números e dados de quanto são os gastos de manutenção de toda infraestrutura da fundação e também dados que vem sendo coletados e informações de mudanças, como na lei 10.216 que tendem a afetar diretamente todo sistema de atendimento a pacientes com problemas de saúde mental. Hoje há mais de 60 pacientes que residem nas dependências do hospital, muitos destes foram abandonados por suas famílias e há muita pressão para que as atividades de recepção e tratamento de pacientes com problemas mentais sejam direcionadas a Santa Casa da cidade de Franca, onde querem deixar pouco mais de 30 leitos disponíveis para estes atendimentos, porém o número de atendimentos feitos pela fundação Allan Kardec é muito maior que isto, fora todas outras ações e programas internos que não serão lá atendidos.
Continua após a imagem…
Temos hoje, muitos gestores do setor, funcionários e familiares de pacientes, trabalhando ativamente em defesa da assistência psiquiátrica, da abertura de novos leitos e do não fechamento destes espaços, mas, é extremamente necessário que a população em geral se una nessa luta contra aqueles em que votamos para nos representar.
Você que está lendo esta matéria com certeza possui em sua família alguém que necessita de cuidados especiais por sofrerem com problemas mentais, certo? Então, não podemos continuar na ”vista grossa” deixando apenas que o poder público/municipal oferece ajuda. Claro que hoje quase tudo é empurrado para responsabilidade da população a fazerem doações mensais, contribuições para que essas instituições possam se manter e em meio a tanta crise financeira que nosso país enfrenta, ainda assim podemos ajudar pressionando aqueles vereadores que votamos, por exemplo, eles conseguem buscar emendas e trazer ajuda financeira a nossas instituições.
Continua após a imagem…
Ajude também essa causa compartilhando essa matéria, informação salva e quanto mais pessoas estiverem cientes da atual situação, mais podemos nos mobilizar para que a fundação sai de mais esta crise!
Nesse link abaixo você pode conferir outra matéria realizada por mim em outubro, abordando outros temas relevantes para o setor, também realizada com apoio da Fundação Allan Kardec:
https://portalfnt.com.br/a-importancia-da-fundacao-allan-kardec-coluna-cairo-still/
Créditos das imagens: Demétrio (Cairo Still Audiovisuais)
Quer sugerir uma matéria para minha coluna, me mande um email para: cairostill@portalfnt.com.br