Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Relatório sobre Ameaça de Dados da Thales de 2025 revela que quase 70% das organizações identificam o ecossistema em rápida evolução da IA como o principal risco de segurança relacionado à GenAI

    20 de maio de 2025

    Bitget lança transmissão ao vivo, acelerando o engajamento em tempo real para criadores de conteúdo cripto

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Relatório sobre Ameaça de Dados da Thales de 2025 revela que quase 70% das organizações identificam o ecossistema em rápida evolução da IA como o principal risco de segurança relacionado à GenAI
    • Bitget lança transmissão ao vivo, acelerando o engajamento em tempo real para criadores de conteúdo cripto
    • Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão
    • Manpower abre 19 vagas para operador(a) de betoneira
    • Europa impõe medidas de combate ao discurso de ódio na internet
    • Apronet busca facilitação do crédito de US$ 100 milhões do BID para provedores
    • Phishings criados com IA avançam no uso do fator humano como porta de entrada
    • Escola Profissionalizante e FUSSOL oferecem 425 vagas para oficinas de chocolate
    • Meio Ambiente realiza o plantio de mais de 31 mil árvores
    • Dor de cabeça: quando o sintoma comum pode indicar algo mais sério
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Maioria dos profissionais brasileiros de Marketing adota IA
    Notícias Corporativas

    Maioria dos profissionais brasileiros de Marketing adota IA

    DINOBy DINO13 de dezembro de 2024
    Maioria dos profissionais brasileiros de Marketing adota IA
    Maioria dos profissionais brasileiros de Marketing adota IA
    Ao menos 64% dos profissionais brasileiros de marketing que atuam em áreas B2B já utilizam ferramentas de IA generativa no dia a dia. Nos países latinos, a adoção da IA chega a 49% – o mecanismo mais utilizado é o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, adotado por 88% dos profissionais no Brasil, e 66% nos países latino-americanos.
     
    No Brasil, apenas 6% adotaram o Copilot – a solução oferecida pela Microsoft para empresas. Outros 4% utilizam o Gemini, da Google, e 2% usam a IA Claude, desenvolvida pela Anthropic. Nos países latinos, Gemini e Copilot são usados por 10% dos profissionais, e Adobe Firefly, 3%.
     
    Os dados foram apurados pela nova edição da pesquisa “O Status do Marketing B2B”, desenvolvido pela Intelligenzia e que, neste ano, expandiu sua análise para incluir países latino-americanos. Ao todo, 958 profissionais que estão em áreas de Marketing de empresas B2B responderam ao questionário, sendo 437 do Brasil, 239 da Colômbia, 126 do Chile, 82 do México, 56 do Peru e 18 profissionais da Argentina. Ao menos 67% estão em cargos de gerência e supervisão, outros 6% em cargos C-Level e 27% atuam como analistas.
     
    “Os números mostram um dado interessante: as pessoas estão usando IA no trabalho – mas isso não é algo adotado pelas empresas. Existe uma ideia de que a IA irá tirar os empregos, mas em nível corporativo, essas ferramentas têm tido uma adoção muito mais tímida. O ChatGPT é muito popular, mas pouco utilizado corporativamente, por questões como a segurança da informação. Já o Copilot, que foi desenvolvido pela Microsoft para uso corporativo, teve uma evolução mais lenta, provavelmente por conta do custo”, explica Gabrielly Abrantes, gerente de Estratégias Digitais da Intelligenzia.
     
    Verba e estratégias de marketing para 2025
     
    Este ano, no Brasil, 55% das empresas tiveram uma verba de marketing superior em relação ao número de 2023 – o que aponta uma ligeira desaceleração dos investimentos em relação ao ano passado – quando 61% das empresas tiveram seus orçamentos aumentados. Nos países latinos, apenas 38% dos respondentes tiveram um aumento de verba neste ano – entretanto, 71% deles esperam ter um orçamento maior em 2025, contra 64% dos brasileiros.
     
    Além disso, o ano de 2024 marcou a volta dos eventos ao planejamento de marketing na América Latina: 65% dos brasileiros e 60% dos latinos alocaram a maior parte do orçamento em feiras e outros eventos físicos. A geração de conteúdo foi a segunda prioridade do Marketing para 59% dos profissionais no Brasil, e 53% dos latinos, enquanto a mídia paga ficou em terceiro lugar, adotada por 51% dos brasileiros e 43% dos latinos.
     
    Quanto à estrutura, a maior parte das equipes latinas de marketing (58%) contam apenas com uma equipe interna para operacionalizar a estratégia. Já no Brasil, 58% das empresas têm também o apoio de agências. Em toda América Latina, o modelo de preferência foi, em 2024, a contratação de agências separadas – contrariando a tendência que a pesquisa apontava, nos últimos anos, para a contratação de agências integradas.
     
    Orgânico x pago
     
    No Brasil, ao menos 73% dos profissionais de Marketing declararam que a maior fonte de geração de leads foi o Google Ads em 2024 – em segundo lugar ficou o conteúdo orgânico (51%), seguido do LinkedIn Ads (37%). Já nos países latinos, o primeiro motor para geração de leads é o conteúdo orgânico (60%), seguido do Google Ads (57%), e do LinkedIn Ads (43%). Em toda a América Latina, o Instagram aparece em quarto lugar – com 32%.
     
    Além disso, há diferenças em relação à maturidade do marketing. Nos países latinos, 60% avaliaram seu nível de maturidade em relação ao marketing digital como ainda em desenvolvimento; 31% enxergam a área mais madura em relação ao tema, e apenas 8% declararam que a área está em um nível sofisticado de atuação em relação às estratégias digitais.
     
    Já no Brasil, 32% enxergam a área com um nível de amadurecimento médio em relação às estratégias digitais, e 47% ainda estão em um estágio de desenvolvimento; 20% se consideram já em um nível sofisticado de atuação em digital.
     
    O estudo integral pode ser baixado em: https://intelligenzia.com.br/status-do-marketing-b2b-no-brasil-edicao-2025/
     

    COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Relatório sobre Ameaça de Dados da Thales de 2025 revela que quase 70% das organizações identificam o ecossistema em rápida evolução da IA como o principal risco de segurança relacionado à GenAI

    20 de maio de 2025

    Bitget lança transmissão ao vivo, acelerando o engajamento em tempo real para criadores de conteúdo cripto

    20 de maio de 2025

    Manpower abre 19 vagas para operador(a) de betoneira

    19 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Relatório sobre Ameaça de Dados da Thales de 2025 revela que quase 70% das organizações identificam o ecossistema em rápida evolução da IA como o principal risco de segurança relacionado à GenAI
    • Bitget lança transmissão ao vivo, acelerando o engajamento em tempo real para criadores de conteúdo cripto
    • Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão
    • Manpower abre 19 vagas para operador(a) de betoneira
    • Europa impõe medidas de combate ao discurso de ódio na internet
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O promotor de Justiça Ilo Wilson Marinho Gonçalves disse que o pedido de indenização do…

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.