Agora é oficial: o aeroporto de Franca voltará a ter voos comerciais a partir do dia 16 de dezembro. A empresa responsável pelos voos será a Azul Linha Aéreas. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira pelo vereador francano Daniel Bassi, que tem trabalhado nesta frente desde 2022.
Segundo as informações obtidas pelo vereador francano, inicialmente, o trecho realizado será entre Franca e o aeroporto internacional de Campinas (Viracopos) e o avião que iniciará a linha será o Caravan.
A aeronave, com capacidade para até nove passageiros, é fabricada pela empresa Cessna e utilizada diariamente por empresas aéreas em razão de ser considerada segura e confiável, além de sua versatilidade e economia. Somente a Azul tem cerca de 30 aviões modelo Caravan.
Bassi disse que os voos deverão ser implantados, a princípio, com linhas Franca a Viracopos e Viracopos a Franca às segundas e quintas-feiras, mas nada impede que as datas e horários sejam ampliados. O trecho de Campinas até São Paulo deverá ser feito em ônibus da Azul e incluído nos valores das passagens.
“A gente se comprometeu a reativar o aeroporto de Franca e correu muito para isso. E conseguimos esse objetivo. Nossa intenção sempre foi a ligação com São Paulo e seguiremos trabalhando por isso, mas já é motivo de comemoração ver o nosso aeroporto ser reativado e conectado com Viracopos, que faz conexão com todo o Brasil e várias partes do mundo, como Estados Unidos, Portugal, França e Argentina”, disse Bassi.
Reconhecimento
Daniel Bassi afirmou ainda que a demanda de passageiros será fundamental para possíveis alterações nos voos, como a vinda de aeronaves maiores, como o ATR e até Boeings, e implantação de novos trechos.
“Estamos em contato constante com o vice-governador do Estado, Felício Ramuth, com quem estive várias vezes para tratar da volta dos voos, em companhia da empresária Flávia Lancha, e temos nossa causa defendida também pelo secretário estadual de Turismo, Roberto Lucena”, disse o parlamentar francano.
A empresária Flávia Lancha destacou também que a conexão para Brasília será facilitada.
“Não tem mais voo direto de Ribeirão a Brasília. Então, quem sair de Franca embarcará direto de Viracopos. Vamos trabalhar para firmarmos esses voos comerciais iniciais e se possível ampliarmos as rotas”, disse Lancha.
O secretário de Turismo do Estado, Roberto Lucena, que havia se comprometido com Bassi de retornar os voos em Franca, cumpriu com sua palavra e afirmou que “a cidade tem grande potencial e capacidade para estar no mapa da aviação comercial do Estado de São Paulo”.
Aeroporto apto
Outra informação importante é que a Força Aérea Brasileira, que realizou voo de inspeção no aeroporto de Franca, aprovou o PAPI, equipamento instalado pela empresa VOA, gestora do aeroporto, e que a homologação do mesmo pela ANAC – Agência Nacional da Avião Civil – ocorrerá nos próximos dias.
“Cumprimento a empresa VOA, através do presidente, Coronel Marcel Moure, que fez tudo que era necessário para o nosso aeroporto estar apto a receber grandes aviões, como os ATRs, com mais de 70 lugares, e Boeings com capacidade para mais de cem passageiros. Mas é um passo de cada vez e o primeiro passo é o aeroporto abrir as portas novamente. Isso já é realidade. Seguiremos trabalhando por objetivos sempre maiores. Franca merece”, concluiu Bassi.
O vereador afirmou ainda que está aguardando mais informações oficiais sobre pontos como valores de passagens, horários de voos e conexões nacionais e internacionais que poderão ser feitas a partir de Viracopos.