Foram definidos os nomes dos homenageados que vão receber neste ano a Comenda de Mérito Jurídico Dr. José Caleiro Filho.
A entrega da honraria é definida conforme o Decreto Legislativo de 607/2013 destinada aos operadores do direito que tenham se destacado durante cada exercício.
O vereador Daniel Bassi (PSD) destacou ‘são profissionais competentes, cada um em sua área de atuação, operadores do Direito, emissários da Justiça a todos os cidadãos’
O local, data e horário da sessão solene do ‘Dia da Justiça’ ainda serão definidos pela Legislativo francano.
Veja quem são homenageados em 2024.
DELEGADO
Dr. Daniel Paulo Radaeli
Dr. Daniel Paulo Radaeli, nascido em 13 de agosto de 1965, em Restinga/SP, possui uma trajetória de vida e profissional intimamente ligada à cidade de Franca/SP. Filho de Paulo Radaeli, um dos primeiros funcionários do recém-criado município de Restinga, que desempenhou funções como coveiro, lixeiro e jardineiro, e da Sra. Helena Bolonhez Radaeli, auxiliar de limpeza da Prefeitura, Daniel aprendeu desde cedo a importância do trabalho e da dedicação ao serviço público.
Fez o ensino médio na Escola Estadual Isaac Vilela de Andrade, em Restinga e, posteriormente, ingressou na Faculdade de Direito de Franca, onde concluiu o curso de Direito entre 1987 e 1990. Em 1991, cursou a Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, dando início à sua trajetória como Delegado de Polícia.
Entre 1973 e 1980, foi guarda-mirim na Prefeitura de Restinga, sob a administração do prefeito Mário José Pereira Júnior e com o apoio do delegado de polícia Guido Betarello, que teve grande influência em sua formação. De 1980 a 1982, atuou como escriturário na Prefeitura de Restinga, destacando-se por suas habilidades de datilografia, o que chamou a atenção do saudoso tabelião Dr. José Alcântara de Vilhena, conhecido como Seu Juca, do Segundo Tabelionato de Notas de Franca.
Em 1982, foi contratado pelo Dr. Juca para atuar no cartório e tornou-se escrevente habilitado. Em 1984, com a oficialização do cartório pelo Tribunal de Justiça, Daniel Radaeli assumiu, aos 18 anos, o cargo de Escrevente-Chefe do Segundo Ofício Cível de Franca, onde trabalhou até 29 de julho de 1991. Nesse período, aprendeu e trabalhou ao lado de figuras ilustres como Dr. Roberto Limonta, seu mentor, e Sra. Regina Lourenço, além dos juízes Rubens Zumstein e dos hoje desembargadores Ênio Santarelli Zuliane e Dr. Élcio Trujillo, que foi seu grande incentivador.
Em 1991, prestou o seu primeiro concurso para Delegado de Polícia e ocupou a terceira colocação. Pouco depois, seu pai Paulo Radaeli, que sempre sonhou em ver o filho seguir os passos de seu compadre Dr. Guido, faleceu, deixando uma marca profunda na vida de Daniel.
Paralelamente à sua carreira no Judiciário e na Polícia, Daniel atuou como radialista da Rádio Difusora de Franca entre 1985 e 1994, desempenhando essa função simultaneamente com suas atribuições de escrevente e Delegado. Atualmente é Delegado Assistente e chefe do Centro de Inteligência da Delegacia Seccional de Polícia de Franca.
Daniel Radaeli também possui uma trajetória política destacada. Foi eleito vereador mais votado da história da cidade de Restinga, com um mandato de 1998 a 2002, e posteriormente eleito para uma cadeira na Câmara de Franca, exercendo mandato de 2013 a 2016. Em ambas as cidades, seus mandatos foram de extrema relevância, possibilitando a execução de diversos projetos importantes para as comunidades. Optou por não concorrer à reeleição ao término de seus mandatos em nenhuma das cidades.
Além de seu comprometimento com a vida pública, é também Cidadão Francano, honrado com esse título pelo Decreto Legislativo de autoria do Delegado, Vereador e Comendador Marcelo Caleiro, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição para o município.
Na vida pessoal, é casado com Isabel Cristina Rosa Radaeli e é pai de Rafael Radaeli, casado com sua nora Juliet, com quem tem uma neta, Cecília Radaeli.
A trajetória do Dr. Daniel Paulo Radaeli é marcada por sua dedicação ao serviço público, especialmente à Polícia Civil, e por um forte vínculo com Franca/SP, onde desenvolveu sua carreira jurídica/policial e respeito e admiração da comunidade.
JUÍZES
Dra. Márcia Christina Teixeira Branco Mendonça
Dra. Márcia Christina Teixeira Branco Mendonça possui uma trajetória de vida e carreira fortemente marcada pela cidade de Franca/SP e pelo ambiente jurídico em que cresceu. Nascida em Agudos/SP, foi desde cedo inspirada pelo exemplo de seus pais.
Seu pai, Thelmo, era promotor de justiça em Agudos, enquanto sua mãe, Maria Augustinha, incentivada pelo próprio Thelmo, decidiu cursar Direito e mais tarde atuar como advogada, aposentando-se como procuradora fiscal do Município de Ribeirão Preto/SP. Desde criança, a Dra. Márcia teve contato próximo com a prática jurídica, ajudando seu pai a datilografar rascunhos de denúncias enquanto ele ainda atuava como promotor.
Formada em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Franca/SP, a Dra. Márcia desenvolveu uma base acadêmica sólida que impulsionou sua carreira. Antes de ingressar na magistratura paulista, foi aprovada no concurso de Delegada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, experiência que contribuiu significativamente para sua formação profissional e compreensão do sistema de justiça.
Atualmente, a Dra. Márcia é titular da Vara do Juizado Especial Cível e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da cidade de Franca/SP, onde continua a servir à comunidade com dedicação. Sua trajetória é um exemplo de compromisso com a justiça, refletindo tanto a influência de sua formação familiar quanto o vínculo duradouro com a cidade de Franca, onde fez a diferença no exercício da magistratura.
Dr. Rubens Alexandre Elias Calixto
Dr. Rubens Alexandre Elias Calixto possui uma trajetória acadêmica e profissional profundamente vinculada à cidade de Franca/SP. Formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Franca, ele aprimorou seus estudos na mesma instituição, onde concluiu o mestrado em Direito em 2002. Posteriormente, obteve o título de doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP em 2010).
Com formação acadêmica sólida, Dr. Rubens Calixto contribui ativamente para a educação jurídica na região, tendo atuado como professor na Universidade de Franca (UNIFRAN) entre 1999 e 2001 e, atualmente, na tradicional Faculdade de Direito de Franca, onde forma e inspira novas gerações de juristas. Além de sua carreira no ensino, desempenha um papel de destaque no Poder Judiciário como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Dr. Rubens também se destacou no cenário esportivo de Franca, tendo sido presidente do Conselho Deliberativo do Franca Basquete por quatro anos. Durante sua gestão, participou da reestruturação administrativa e jurídica do clube e foi um dos responsáveis pela fundação da Liga Nacional de Basquete, contribuindo para o fortalecimento do esporte na cidade e no país.
Sua atuação como professor, magistrado e líder reflete um compromisso contínuo com o fortalecimento da justiça, da educação e do esporte em Franca/SP, consolidando sua influência e relevância tanto na área jurídica quanto na comunidade francana.
Dr. Fernando da Fonseca Gajardoni
Dr. Fernando da Fonseca Gajardoni, com forte ligação à cidade de Franca/SP (onde vive desde os 7 anos de idade, cidade em que seus filhos e esposa são nascidos) é um jurista e professor renomado. Atualmente é Professor Doutor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), onde também co-coordena o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil. Antes foi Professor dos cursos de Direito da Unifran e da Faculdade de Direito de Franca
Sua formação acadêmica inclui o doutorado (2007) e o mestrado (2003) em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP (FD-USP), além da graduação em Direito (1997) pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Com uma carreira marcada pelo compromisso com a educação e a formação de novos juristas, o Dr. Gajardoni atua também como co-coordenador acadêmico da especialização em Coletivização, Precedentes, Coerência e Integridade do Direito na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Além disso, exerce a função de Coordenador Regional (6ª RAJ) da Escola Paulista da Magistratura (EPM), com forte impacto na capacitação jurídica na região de Franca/SP.
Gajardoni é uma referência no campo do Direito Processual, integrando importantes instituições, como o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), onde atua como Diretor Regional para o Estado de São Paulo, o CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo), o CBAR (Comitê Brasileiro de Arbitragem), o grupo de estudos e debates do CEBEPEJ (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais) e da IAPL (Associação Internacional de Direito Processual).
Como Juiz de Direito no Estado de São Paulo desde 1998, o Dr. Gajardoni exerce atualmente a função de Juiz Auxiliar da Presidência Superior Tribunal de Justiça em Brasília, sendo o Secretário Judicial da Corte, trazendo sua vasta experiência à aplicação da justiça. Sua trajetória, marcada pela excelência acadêmica e jurídica, reflete um compromisso com o fortalecimento do ensino e da prática do Direito, beneficiando a comunidade de Franca/SP e contribuindo para o desenvolvimento jurídico da região.
PROMOTORES DE JUSTIÇA
Dr. Décio Antônio Piola
Dr. Décio Antônio Piola possui uma trajetória profundamente vinculada à cidade de Franca/SP e ao universo jurídico. Membro de uma tradicional família de advogados e promotores, iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Franca (FDF) por volta de 1973 e, desde então, manteve uma relação estreita com a área jurídica. Apenas cinco anos após sua graduação, começou a lecionar na mesma instituição onde se formou, iniciando uma longa e frutífera carreira como professor.
Paralelamente à docência, construiu uma carreira sólida no Ministério Público, onde atuou como promotor de Justiça de Franca por cerca de 25 anos, atuando nas áreas criminais perante Juízos Criminais, Tribunal do Júri, Execuções Criminais e Corregedoria da Polícia. Durante sua carreira, também foi Promotor da Infância e da Juventude, atuou na área de Direitos Difusos e Coletivos, e no interesse público, desempenhando um papel relevante na Curadoria da Saúde Pública, na tutela do patrimônio público e social, no meio ambiente, na defesa do idoso e do consumidor. Além disso, exerceu as atribuições do Ministério Público na área Cível e nas Curadorias Gerais de Família e das Fundações, como a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Fundação Caetano Petraglia e Fundação Pestalozzi.
Dr. Décio Piola foi também professor de Direito Processual Penal I na FDF, cargo do qual se aposentou em 2022. Além de lecionar, assumiu a direção da Faculdade de Direito de Franca, instituição que considera um marco em sua trajetória. Sob sua gestão, o FDF passou por um significativo processo de expansão, com a inauguração de uma nova unidade de 4.200 metros quadrados, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 9,5 milhões. Esse período de crescimento coincidiu com a ascensão da FDF em diversos rankings de qualidade, reforçando sua reputação no ensino superior.
O Dr. Décio também desempenhou funções de liderança em outras frentes do Ministério Público, sendo coordenador do 7º Núcleo da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e Diretor da sede regional de Franca da Associação Paulista do Ministério Público. Além disso, foi presidente da Associação dos Advogados de Franca em 1984, demonstrando sua influência e compromisso com a comunidade jurídica local.
Para Dr. Décio Piola, a FDF representa um capítulo essencial de sua vida. Desde sua época de estudante até o presente, como diretor, ele sempre valorizou o legado da instituição, trabalhando em harmonia com os demais professores e incentivando os alunos a manterem o padrão de excelência. Além de sua dedicação ao ensino, Dr. Décio compartilha seu amor pelo Direito com sua família, muitos dos quais também seguiram carreiras na área jurídica.
Com um profundo senso de gratidão à FDF e à cidade de Franca, Dr. Décio continua a contribuir para a formação de novas gerações de advogados, mantendo o compromisso de transmitir os conhecimentos e valores que recebeu de seus mestres. A Faculdade de Direito de Franca, para ele, é mais que uma instituição de ensino: é parte fundamental de sua vida e de seu legado na área jurídica.
Dr. Carlos Ernani Constantino
Carlos Ernani Constantino é um advogado militante e promotor de Justiça aposentado, com uma carreira profundamente ligada à cidade de Franca/SP. Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e doutorando em Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Constituição, junto à FADISP, também atua como professor de Direito Penal na tradicional Faculdade de Direito de Franca e é professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP), nos cursos de especialização em Direito Penal e Processual Penal, participando ainda na condição de palestrante e debatedor de diversos eventos proporcionados pela mesma entidade compartilhando sua experiência com novas gerações de juristas. É sócio coordenador do escritório “Constantino Advogados”, onde dá continuidade à sua trajetória jurídica.
Após 27 anos de dedicação ao Ministério Público do Estado de São Paulo, Constantino encerrou sua carreira como promotor de Justiça em 4 de maio de 2018. A data foi marcada por um coquetel de despedida na sede do MP, com a presença de colegas de trabalho, familiares e amigos. Ele relembrou com emoção os desafios e conquistas de sua jornada, destacando o sentimento de dever cumprido: “Foram 27 anos de alegria… valeu muito à pena”. Com orgulho, ressaltou que muitas de suas acusações foram acolhidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e confirmadas em tribunais superiores, como o STJ e o STF.
Constantino iniciou sua carreira como promotor substituto no 1º Tribunal do Júri em São Paulo e, posteriormente, em Franca. Sua primeira experiência foi em Guará, onde ficou por sete anos e cinco meses. Em seguida, atuou por 13 anos e um mês em Ituverava, antes de retornar a Franca para os últimos cinco anos de sua carreira, onde atuou como o 5º promotor de Justiça, com atribuições criminais apresentadas à 1ª Vara Criminal, incluindo atuação no júri.
Apesar da aposentadoria, Carlos Constantino mantém sua atividade profissional como advogado e professor, agora se dedicando à defesa e à advocacia na sociedade com seu filho, que também segue a carreira jurídica. Sobre essa nova fase, ele reflete: “Depois de 27 anos acusando, agora viverei a experiência de defensor… Uma face tão verdadeira como a outra face”.
A trajetória de Carlos Constantino é marcada pela dedicação à justiça e ao ensino do Direito, sempre com um forte vínculo com a cidade de Franca/SP, onde segue contribuindo para a formação de novos profissionais e para a prática jurídica na região.
REITOR/DIRETORES DE UNIVERSIDADES
Dr. Esdras Lovo
Dr. Esdras Lovo, natural de São Caetano do Sul (SP), viveu parte da infância em São Tomás de Aquino (MG) e, desde o ano de 1983, reside em Franca (SP). É casado com Silma Machel Lovo e tem duas filhas, Letícia Machel Lovo e Laura Machel Lovo.
Em 1983 iniciou sua trajetória profissional no GRUPO AMAZONAS. Atuou na Cooperativa dos Funcionários como auxiliar de serviços gerais. Em 1985, foi convidado a integrar o Centro de Processamento de Dados, como operador de computador e, posteriormente, promovido a programador e, mais tarde, a analista de sistemas. Durante sua atuação no Grupo Amazonas, que se estendeu até o ano de 2000, Dr. Esdras teve a oportunidade de trabalhar em um ambiente de cultura empresarial sólida, marcado pelos valores e ética dos fundadores desse renomado Grupo.
Entre 1986 e 1987, paralelamente ao seu trabalho no GRUPO AMAZONAS, Dr. Esdras atuou como analista de processos de importação e exportação na Carteira de Câmbio do BANCO NACIONAL, ganhando experiência no setor financeiro e fortalecendo sua formação profissional.
Em 2001, fundou a LOVO ADVOGADOS, escritório especializado em assessoria jurídica empresarial, que se consolidou, rapidamente, como uma das principais referências da advocacia empresarial em Franca/SP e região.
Nesse mesmo ano, iniciou sua carreira acadêmica como professor de Direito Empresarial na Universidade de Franca (UNIFRAN), onde também lecionou Direito Civil, obrigações e contratos, Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Agrário, além de disciplinas na pós-graduação, como Contratos Empresariais e Direito Empresarial.
Em 2008, foi convidado para coordenar o Curso de Direito da UNIFRAN, além de assumir a coordenação da pós-graduação, lato sensu, em Direito Corporativo.
No biênio 2020/2021, para coroar a carreira jurídica, Dr. Esdras foi Juiz do TIT (Tribunal de Impostos e Taxas) do Estado de São Paulo.
Dr. Esdras Lovo tem uma sólida formação acadêmica. É Doutor em Direito Constitucional pela PUC (SP); Mestre em Direito Empresarial pela UNIFRAN; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Graduado em Tecnologia da Informação e Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, além de inúmeros cursos de especializações em Direito.
Atualmente, Dr. Esdras Lovo continua contribuindo para o desenvolvimento do setor jurídico de Franca/SP, sendo professor de Direito Empresarial, coordenador do Curso de Direito, Diretor Jurídico Adjunto do CIESP e Diretor Presidente da LOVO ADVOGADOS. Sua trajetória se destaca pelo compromisso com a excelência jurídica e educacional na cidade de Franca e região.
ADVOGADOS
Dr. Edson Mendonça Junqueira
Dr. Edson Mendonça Junqueira é um advogado atuante e respeitado na cidade de Franca/SP e região, onde exerce advocacia desde 17 de julho de 1986 (OAB/SP 83.761), representando clientes em todos os graus de jurisdição. Natural de Guapuã-SP (Cristais Paulista/SP), é brasileiro e casado com Célia Teresa Pessoni Junqueira, com quem tem duas filhas: Maria Olívia Pessoni Junqueira, nascida em 04/09/1989, e Maria Clara Pessoni Junqueira, nascida em 17 /07/1995.
Formado em Direito pela tradicional Faculdade de Direito de Franca em 1982, possui uma sólida formação acadêmica, incluindo uma especialização em Direito Processual Civil “lato sensu” pela mesma faculdade e um MBA em Direito Empresarial pela FGV/COC. Em 2001, concluiu seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Franca (UNIFRAN), reforçando sua qualificação e conhecimento na área jurídica.
Dr. Edson Mendonça Junqueira também tem uma trajetória destacada no serviço público, tendo sido servidor no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Entre 19 de março de 1982 e 1 de agosto de 1984, atuou como Escrevente do Primeiro Ofício Criminal. Posteriormente, de 2 de agosto de 1984 a 1 de julho de 1986, exerceu o cargo de Escrevente-Chefe da Seção do Júri, Execuções Criminais e Corregedoria Criminal do mesmo ofício. Exonerou-se a pedido, sem registro de deliberações ou procedimentos administrativos ou disciplinares.
Sua carreira inclui ainda a participação em processos de seleção para o Quinto Constitucional – Classe Advogados, tendo composto a lista tríplice para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo nos editais 1/2013, 1/2014 e 1/2015.
Além de sua prática jurídica, Dr. Edson tem dedicado boa parte de sua carreira ao ensino de Direito, sendo atualmente professor titular da Faculdade de Direito de Franca, onde ministra a disciplina de Prática Jurídica Penal II. Sua experiência acadêmica também inclui passagens como professor titular na Universidade de Franca (UNIFRAN), onde lecionou Prática Jurídica Penal e Processo Penal até janeiro de 2015, e na Fundação Educacional de Ituverava, onde foi professor de Processo Penal até abril de 2008.
Com vasta experiência nas áreas de Direito Processual Penal, Processual Civil e Direito Penal, Dr. Edson Mendonça Junqueira se destaca por sua contribuição à formação de novos profissionais de Direito e pela defesa dos interesses de seus clientes na região de Franca/SP, consolidando- se como uma referência tanto no meio jurídico quanto acadêmico da cidade.
Dr. Gustavo Saad Diniz
Dr. Gustavo Saad Diniz, nascido em Franca/SP, possui uma trajetória acadêmica e profissional de destaque, com raízes profundamente ligadas à sua cidade natal. Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Franca em 1998, onde deu os primeiros passos de sua sólida formação jurídica. Em seguida, concluiu o Mestrado em Direito Privado pela mesma instituição em 2002 e, posteriormente, obteve o título de Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP) em 2007. Em 2015, obteve a Livre-Docência pela USP, consolidando- se um especialista em sua área de atuação.
Atualmente, Dr. Gustavo Saad Diniz é Professor Associado de Direito Comercial da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, onde contribui para a formação de alunos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e especializações. Além de seu papel acadêmico, é advogado e sócio do escritório Saad Diniz Advogados Associados na cidade de Franca/SP, onde exerce uma atuação especializada.
Com vasta experiência na área de Direito Privado, Dr. Gustavo se destaca pelo trabalho contencioso, consultivo e na elaboração de pareceres, com ênfase em Direito Comercial. Sua atuação abrange temas como direito societário, direito contratual, direito das fundações e associações e suas atividades econômicas, cooperativas, agronegócio e arbitragem empresarial.
A trajetória do Dr. Gustavo Saad Diniz é um exemplo de dedicação à advocacia e ao ensino jurídico, sempre mantendo fortes laços com a cidade de Franca/SP, onde iniciou sua formação e onde sua atuação profissional reflete os valores de competência e compromisso com a excelência no Direito.
CARTORÁRIO
Dr. Lincoln Bueno Alves
Dr. Lincoln Bueno Alves, um verdadeiro francano de coração, construiu uma trajetória de vida e profissional marcada por sua profunda ligação com a cidade de Franca/SP. Nascido em Jaú, interior de São Paulo, Lincoln estabeleceu laços com Franca em 1965, quando se casou com Elza de Mattos Alves.
A partir desse momento, suas visitas à cidade se tornaram frequentes, até que, em 1981, foi nomeado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como interventor do 1º Registro de Imóveis de Franca. Em 1988, foi nomeado titular do cartório, posição que exerce com dedicação até hoje, formado em Direito pela Faculdade de Direito Municipal de Franca.
Seu compromisso com a cidade e com a área de registros imobiliários é notável. Lincoln atuou no Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) em duas gestões (1996-1998 e 1999-2001), onde hoje é membro nato do conselho, e participa como membro do conselho consultivo do ONR, órgão operador nacional, e incluiu seu conhecimento como palestrante na área de registros públicos na própria faculdade em que se formou, bem como na Universidade de Franca (UNIFRAN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP), ambas localizadas em Franca.
Em 14 de maio de 2007, recebeu o título de cidadão francano, um reconhecimento oficial por sua contribuição à cidade que ele tanto valoriza. Pai de 01 filho e quatro filhas e uma do coração, Lincoln tem orgulho de ter criado sua família em Franca, onde suas filhas se casaram e seus netos e bisnetos nasceram.
Ele se mostra sempre grato à cidade, a qual considera uma “terra de cultura, com quase 100% de alfabetização, e um povo bom e honesto”. Ele destaca a força dos artesões locais que tornaram Franca a maior produtora de calçados do Brasil e lembra com o preço o desenvolvimento do Distrito Industrial, que acompanhou desde seu início e que, segundo ele, trouxe grandes prosperidades para a cidade.Lincoln é um admirador do cotidiano pacífico de Franca, onde, segundo suas palavras, “ainda é possível fazer uma caminhada a pé e encontrar amigos em praças”. Para ele, mais que ser homenageado, é Franca que merece uma homenagem, por tudo que representa em sua vida e por ter se tornado o local onde ele “plantou sua existência”.