O vereador Gilson Pelizaro (PT) em fala na Tribuna na manhã de terça-feira, 19 de novembro, destacou alguns temas durante a 42ª Sessão Ordinária realizada no auditório do Uni-Facef.
Inicialmente sobre o Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro ‘infelizmente, o racismo está na estrutura da sociedade brasileira. A gente acompanha episódios lamentáveis de pessoas que são ofendidas, discriminadas, matérias revoltantes que a gente vê pela televisão que mostram que o racismo estruturante, infelizmente, está vivo na sociedade brasileira’
‘Amanhã é o Dia da Consciência Negra, um dia de comemorações, dia de avanços que a comunidade negra conseguiu com muita luta em busca de espaço na sociedade, mas é um dia que não é só de comemoração. É um dia de luta! Um dia de consciência, das pessoas depararem com o assunto e refletir o que temos visto’ pontou.
Pelizaro citou episódios recentes ‘ontem saiu uma reportagem de uma universidade federal onde tinham jogos universitários e os alunos do direito, olhem só! Alunos da faculdade de direito que estão lá para aprender como defender o cidadão perante as injustiças! Fazendo piadinhas, chacotas com negros que frequentam a faculdade’
‘Muitos entraram pelo sistema de cotas e o que é legítimo! Inclusive nessa casa nós fizemos projetos de leis no sentido de reparar a injustiça que existe com a comunidade negra. Nós colocamos cotas nos concursos públicos municipais, colocamos cotas para as duas universidades. A Câmara Municipal cumpriu com seu dever e papel para reparar essa injustiça que os negros sempre sofreram’ disse.
O legislador lamentou ‘a gente depara com esse discurso do ódio, de tratar com indiferença, menosprezar, preconceito. Qualquer jovem negro que frequenta um banco de faculdade seja cotista ou não, está exercendo o seu direito de cidadão’
‘Em nome do meu assessor Cirineu quero cumprimentar toda a comunidade negra da cidade de Franca e dizer que a persistência tem que continuar’ ressaltou.
Outro tema abordado pelo vereador foi sobre a questão do desemprego no Brasil. ‘Bateu agora na série histórica desde 2012 o menor índice da história do país e se não me engano em 6,6%. Então, quer dizer que o caminho certo adotado na economia brasileira que vai crescer 3,3% em 2024 pelo que estamos vendo nas projeções dos especialistas e que está mantendo a inflação no que é estabelecido pelo Banco Central’ disse.
Pelizaro enfatizou ‘Franca inclusive está enfrentando dificuldades em determinadas funções de achar gente para trabalhar. Isso quer dizer que as pessoas estão se qualificando e algumas profissões não querem mais, é um direito que elas têm, buscar melhores salários e qualidade de vida’‘Esses resultados que estamos vendo é que o caminho da política econômica brasileira está no rumo certo. O Brasil crescendo, diminuindo o número de desempregados e melhorando a qualidade de vida das pessoas, então, o Governo Lula está de parabéns’ concluiu.