O Procon/Franca, seguindo as orientações recebidas da Fundação Procon do Estado de São Paulo, está reforçando o seu trabalho de campo e também, nos atendimentos presenciais e, por telefone, envolvendo os consumidores que já fizeram ou farão compras nesse período antes do Natal. Uma das primeiras dicas é para que as pessoas tenham cautela e antes de fechar qualquer negócio, que pesquisem em mais de um local o valor e condições de pagamento.
Uma outra observação é verificar a disponibilidade orçamentária, pois não é recomendável se endividar, assumindo prestações e depois ter dificuldades para honrar os compromissos. A exigência da Nota Fiscal ou outro comprovante da compra também são indispensáveis, em caso de reclamação do produto.
Da mesma forma, a pesquisa deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela Internet, onde ele deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela.
Sugere-se que seja impresso o comprovante da compra, com a descrição do pedido, um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Aqueles sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados, o mesmo naqueles que, com domínio fora do país, sem o “.com.br”.
Atendimento no centro
A partir desta segunda-feira, 20, uma unidade móvel do Procon estará na praça central da cidade até o dia 24, no período da tarde, auxiliando os consumidores em suas dúvidas. Uma ação semelhante foi realizada no mês passado, quando uma equipe fez um plantão especial no centro, prestando diversos atendimentos aos francanos.