Expandir horizontes, ampliar conhecimento, aumentar sua rede de contatos, vender produtos. Esses foram alguns dos objetivos das pessoas que saíram de Franca e região para conhecer a Feira do Empreendedor (FE24) em São Paulo.
O Sebrae-SP levou mais de 350 pessoas da região de Franca em 12 ônibus em missão nos quatro dias de evento. Nas missões estavam presentes: professores, universitários e empresários, em busca de conexões e mais conhecimento. Além disso, a região foi representada por dez empreendedores que tiveram seus espaços de exposição nas áreas de tecnologia, serviços de franchising, energia solar, serviços, assessoria de marketing, entre outros.
Realizada de 11 a 14 de outubro, no São Paulo Expo, a FE24, como é chamada, ocorreu em um espaço de 52 mil metros quadrados e reuniu mais de 1,2 mil expositores, com 28 atrações, como palestras-show de figuras renomadas no cenário empreendedor nacional, distribuídas em seis eixos temáticos.
Gustavo Henrique Silva, 22 anos, estudante de Administração, visitou a Feira pela primeira vez em busca de ideias para empreender e novas oportunidades de networking. “Quero encontrar novas realidades e horizontes para ampliar meu conhecimento e ter diversas perspectivas sobre empreendedorismo”, explicou. E encontrou muito mais do que esperava: “A Feira expandiu meu conhecimento e minhas expectativas. Muitas empresas se dedicaram a mostrar tudo o que oferecem para aprimorar nossos conhecimentos. Foi uma lição muito importante”, finalizou Gustavo.
A empresária Kátia Regina Cintra Rodrigues voltou à Feira depois de 12 anos e esperava se conectar com mais pessoas, além de buscar ampliações para seu negócio. “Na última vez em que estive na Feira, eu trabalhei com muitas pessoas que estavam lá nos estandes. Hoje eu levo da feira vários contatos e muito aprendizado aqui. O evento é tudo que esperava e um pouco mais. Conheci muitos estandes, palestras e até participei de um podcast. Agradeço muito ao Sebrae por isso e pretendo voltar no ano que vem em busca de mais conhecimento”, concluiu Kátia.
A estudante Manuela Aparecida de Campos também presente na Feira pela primeira vez e buscava expandir seus conhecimentos. “Espero encontrar uma ampla variedade de aprendizados sobre como administrar uma empresa”, disse ela. Após a experiência, Manuela demonstrou grande satisfação com o que aprendeu: “ A Feira abriu bastante nossa mente em diversas questões, como empreender, abrir uma empresa e cadastrar o nome da empresa. Conheci vários estandes que me forneceram essas informações”, conclui Manuela.
O professor universitário Rodolfo Borges de Faria destacou a importância da Feira para a formação dos seus alunos e para o desenvolvimento do setor empresarial. “Essa feira é um dos maiores eventos do ano para a área de gestão. Para mim, como professor, e para meus alunos, é uma oportunidade imperdível de adquirir conhecimento e estabelecer conexões valiosas. É fundamental que aproveitemos essa chance de expandir nossos horizontes e fortalecer nossas redes de contato”, explicou Rodolfo.
Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, explicou o papel das missões “As missões são uma iniciativa que nos permite conectar empreendedores de todo o Estado de São Paulo, incluindo o interior, e promover a geração de negócios durante a feira. Nossa estratégia é reunir empresários e futuros empreendedores em um mesmo espaço para que possam networking, trocar experiências e identificar novas oportunidades de negócio”, concluiu Iroá.
Expositores
A região de Franca contou com dez expositores na Feira do Empreendedor, entre eles o Dr. Farol, uma empresa que começou no porta a porta e hoje chega a mais de 350 franquias pelo Brasil e exterior. “Eu lavava carros desde criança com meu pai e percebia que os carros vinham com o farol estragado e que não havia lugar para consertar”, contou Vinícius Eduardo Costa Pereira, proprietário do Dr. Farol.
O empresário relatou que parou de lavar carros, pegou algumas ferramentas e foi bater de porta em porta para oferecer o serviço de conserto de farol, mas a estratégia não funcionou muito bem.
Mesmo assim, o empreendedor não desistiu e procurou oficinas mecânicas em busca de parcerias.
“Comecei a fazer essa parceria, onde eu arrumava os carros que estavam nas oficinas; com isso, consegui expandir o negócio ao ponto de precisar de uma loja. E quando abri minha primeira, conheci o Sebrae, que mudou minha vida, porque naquela época o dinheiro era pouco e, com a assessoria do Sebrae, tudo mudou”, lembrou.
“O que era para ser uma pequena loja, se tornou uma grande rede, e em pouco tempo surgiram as franquias do Dr. Farol”, completou.
Em quatro anos, a rede passou de uma loja para 350 franquias vendidas no mundo. Hoje, a marca tem lojas nos Estados Unidos e está em negociação para abrir em Dubai, alem de atuar em quase todo o Brasil, consertando faróis e trabalhando com iluminação automotiva.
Marlon Faria, diretor comercial da Via Sol, Energia solar, estava pela primeira vez expondo na feira em busca de formação de novos profissionais. “Nosso papel é fomentar o mercado, porque o que a gente mais busca hoje é formar profissionais, pois existe um gargalo de pessoas especializadas que trabalham nesse segmento. Nosso objetivo maior é vender o produto, mas também mostrar que existe um gargalo e que há a possibilidade de sempre formar profissionais. A Feira me surpreendeu com relação ao movimento e o interesse das pessoas”, explicou Marlon.
Ennio Cesar Fantacini, proprietário da 3D Soluções Tecnológicas, esteve na Feira em 2023 e este ano está de volta em busca de mais parceiros para seu negócio. “Ano passado tivemos aqui e tivemos um resultado muito bom por meio dos parceiros. Voltamos esse ano para buscar mais. Porque tudo acontece aqui em São Paulo. Conseguimos parceiros de vários estados e estamos voltando pra buscar novamente essas parcerias”, completou.
Richard Bordini, diretor comercial da Barbieratto, explicou a participação da empresa na Feira. “A Barbieratto chega na Feira do Empreendedor como parceira do Sebrae, em busca de ajudar os empreendedores ajudando os empreendedores principalmente na área digital a desenvolver negócios e fazer novas conexões também. Somos uma empresa full service, voltada para escalas de e-commerce. Nós temos um time bem completo para atender a empresa, em qualquer momento que ela esteja, desde de o início, até as que estejam a algum tempo no mercado”, disse.
Sandra Shimada tem a empresa Love Me Do há seis anos e buscava na feira gerar negócios fora de Franca. “A Love Me Do desenvolve a identidade olfativa, ou seja, trabalhamos com marketing olfativo. Nós desenvolvemos a fragrância exclusiva da empresa, do negócio, da marca da pessoa. Na Feira quero gerar negócios fora de Franca”, finalizou.
Taíra Ribeiro Furtado, que trabalha com biscoitos artesanais para pets, quer ampliar seu negócio. “Meus biscoitos são artesanais 100% naturais, livres de corantes, conservantes e aromatizantes. O intuito de vir até a Feira do Empreendedor foi de buscar novos negócios, novas parcerias. De repente expandir para o interior, buscar revendedores e representantes comerciais nesse ramo pet”, afirmou Taíra.
Alexandre Berbel, sócio da escola incubadora, busca dar visibilidade nacional ao seu projeto. “A Feira do Empreendedor é uma referência não mais nacional, mas internacional. A escola tem os objetivos alinhados com os do Sebrae. Nós levamos o empreendedorismo tecnológico para os jovens da Educação Básica, e o nosso projeto ocorre em escolas particulares, no final do fundamental 2 e ensino médio. Onde os jovens montam as suas empresas e fazem as empresas funcionar e ganham dinheiro ao longo do ano letivo. É uma atividade extracurricular e o Sebrae é um grande parceiro. A Feira do Empreendedor é a nossa oportunidade de mostrar pro Brasil o nosso projeto”, destacou Berbel.
Na área Destino: Sabores do Campo, os empresários da região também estavam presentes mostrando seu trabalhos. Rafael Rodrigues Amorim, proprietário do Café Torra 75, viu na Feira a oportunidade de mostrar as diferentes qualidades de seu café. “Nós temos alguns cafés únicos que nem uma outra marca consegue entregar. Como somos novos no e-commerce, nosso intuito aqui é mostrar a marca e também a retenção desses clientes para uma recompra que acontece geralmente no ecommerce. O Sebrae tem um papel importante para o pequeno empreendedor. Nós conseguimos acessar lugares muito mais fácil em parceria com o Sebrae”, disse.
Carolina Oliveira e Silva estava representando a cachaça Sô Zé, com o intuito de mostrar o produto que é vendido somente por exportação. “Nossa vinda aqui é para mostrar que a cachaça brasileira é realmente muito boa. Nossa cachaça é pra exportação, então é uma oportunidade para o pessoal de São Paulo conseguir comprar essa cachaça”, completou.
A advogada Eveline de Souza Evenness também estava expondo na feira. “Nós todos temos potencial. Não sou eu que faço artesanato bonito. Se você for pensar sobre você, sobre a sua história ancestral, você vai descobrir que você tem tantas potências quanto eu. Mas a pessoa tem que estar pronta ou tem que perceber. Eu sempre fui preocupada com isso. E comecei a investir, investir muito, receber aposentadoria e mandar ver nos materiais, porque aquilo ali ia me fazer ter de volta essa aposentadoria, dias, três vezes mais. E assim eu fiz”, finalizou.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
Link de Video:https://www.youtube.com/watch?v=5jHZCvwlRrw
Fernando Calixto/Assessor de Comunicação Sebrae-SP
Foto: Divulgação