Com 678 votos, a vereadora transexual Dandara Ferreira (MDB) foi reeleita com quase o triplo de votos do segundo colocado, Adriano do Edão (PL), que obteve 265 votos, para a Câmara Municipal de Patrocínio Paulista.
No ano passado, já como presidente do legislativo, Dandara se envolveu em uma discussão com o vereador Alcides Rezende (Cidadania) no plenário da Câmara de Patrocínio Paulista sobre qual banheiro, masculino ou feminino, ela deveria utilizar.
O bate-boca resultou em uma denúncia por transfobia contra o vereador, que apareceu em um vídeo contestando a sexualidade de Dandara, que é uma mulher trans, ao responder a um morador que estava na plateia sobre as placas indicativas de feminino e masculino.
“Para mim, infelizmente, ela é ele até que prove o contrário. Inclusive os documentos dele aí está Danilo não sei das quantas. Entendeu?”, disse o vereador, à época.
A Câmara vetou a abertura de um processo disciplinar contra o parlamentar, mas o caso foi levado à Polícia Civil e ao Ministério Público. Em agosto de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que atos de homofobia e transfobia devem ser enquadrados como crime de injúria racial.
VEJA O RESULTADO PARA PREFEITO E VEREADOR EM PATROCÍNIO PAULISTA: