O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano decolou de Beirute, capital libanesa, levando 229 passageiros neste sábado (5).
A aeronave fará uma parada técnica para abastecer na cidade de Lisboa, em Portugal, e segue para o Brasil. A previsão de chegada em território brasileiro é na manhã deste domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá até o local recepcionar o grupo.
De acordo com informações da FAB, 229 pessoas embarcaram no voo, das quais 10 são crianças de colo. Além disso, também viajam três animais domésticos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/p/e/d0XBH4ST2Y1oIXVwkaqg/whatsapp-image-2024-10-02-at-10.49.23.jpeg)
Avião que vai repatriar brasileiros do Líbano — Foto: FAB
Há a previsão de que, após a chegada ao Brasil, a aeronave retorne para buscar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda do governo federal para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
Operação Raízes do Cedro
A aeronave, do modelo KC-30, que faz parte da operação de resgate batizada de Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2) e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia.
A previsão era que este primeiro voo partisse na sexta-feira (4), mas a viagem acabou adiada por razões de segurança, e foi remarcada para a manhã deste sábado.