A três dias do primeiro turno das eleições municipais de 2024, a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) segue com três candidatos tecnicamente empatados na liderança, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3), encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 1º e 3 de outubro, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição caiu 3 pontos percentuais em uma semana, saindo de 27% para 24% das intenções de voto, e agora está numericamente atrás do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que oscilou de 25% para 26%.
Com o movimento, Nunes empatou com o influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB), que subiu de 21% das intenções de voto para 24% no mesmo período.
Considerando a margem máxima de erro da pesquisa, estimada em 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, os três candidatos estão tecnicamente empatados. Isso significa que, se a eleição fosse hoje, não seria possível afirmar quem lidera a disputa, nem quais seriam os dois nomes que iriam para o segundo turno.
Nunes vinha num platô de 27% das intenções de voto nos últimos 3 levantamentos divulgados pelo Datafolha. Em contraste, Marçal caminhava em um movimento de recuperação nas 2 pesquisas anteriores, após oscilação negativa em 12 de setembro − três dias antes de o influenciador ser atacado por uma cadeirada impetrada pelo candidato José Luiz Datena (PSDB).
No segundo pelotão da disputa, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) oscilou positivamente 2 pontos percentuais em uma semana, para 11%. Já Datena registrou movimento oposto, passando de 6% para 4% no período. Ele está tecnicamente empatado com a economista Marina Helena Santos (Novo), que se manteve em 2%.
Como é feita a pesquisa?
O Datafolha ouviu 1.806 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo (SP) com entrevistas conduzidas presencialmente em pontos de fluxo. A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral com o protocolo SP-09329/2024.
O intervalo de confiança é de 95% − o que significa que, se a pesquisa tivesse sido feita mais de uma vez sob as mesmas condições gerais e de período de coleta, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro do limite da margem de erro, que foi estimado em 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.