O estado de São Paulo têm 16 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (5).
Os focos estão localizados na Região Metropolitana, em Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Marília e no Vale do Paraíba.
Por volta das 7h30, o GloboCop flagrou uma área de mata com fogo na região de Mauá, no limite com São Mateus. As chamas estavam perto de residências.
Moradores, dentre eles, crianças e idosos, tentavam conter o incêndio jogando baldes de água. Bombeiros enviaram equipes ao local.
Por conta do aumento dos focos, o governo ampliou o efetivo para combater os incêndios no estado. De acordo com a gestão estadual, a partir desta quinta, serão 15 novas equipes que irão atuar nas Unidades de Conservação, somando-se às 19 já existentes.
O número de bombeiros sobe de 57 para 102 pessoas, um aumento de quase 80%. Brigadistas do Vale do Ribeira e do litoral se deslocaram para o interior do estado para ajudar no combate.
O monitoramento é feito tanto por via terrestre como por meio de drones com leitura térmica para identificar focos, até mesmo durante a noite.
Fogo perto de residências no limite entre São Mateus e Mauá — Foto: Reprodução/TV Globo
Veja a lista abaixo:
REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
RIBEIRÃO PRETO
SÃO SIMÃO
LUÍS ANTÔNIO
REGIÃO DE CAMPINAS
MONTE ALEGRE DO SUL
BOM JESUS DOS PERDÕES
PIRACICABA
VALINHOS
REGIÃO DE BAURU
DOIS CÓRREGOS
REGIÃO DE MARÍLIA
POMPÉIA
GARÇA
REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE
PRESIDENTE PRUDENTE
REGIÃO DE FRANCA
PEDREGULHO
REGIÃO DE ARAÇATUBA
BRAÚNA
ILHA SOLTEIRA
REGIÃO METROPOLITANA ABC
MAUÁ
MAIRIPORÃ
No domingo (1°), o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
O fechamento, segundo a Fundação Florestal, seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
G1 Ribeirão Preto e região