Acabou nesta quinta-feira, 9, a 38º rodada, a última do Brasileirão e todos os times da Libertadores e que vão disputar a Série B em 2022 foram definidos. Os três primeiros colocados já estavam certos antes do início dos jogos e dois rebaixados também; confira tudo o que rolou:
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Precisando de um bom resultado para escapar do rebaixamento, o Bahia abriu o placar de pênalti com Rodriguinho; o clube teve um gol de Gilberto anulado. Nos acréscimos da primeira etapa, Wellington Paulista deixou tudo igual. Também por meio de penalidade, Yago Pikachu colocou o time de Vojvoda na frente.
Atlético-GO 2 x 0 Flamengo
O primeiro tempo acabou sem gols e na segunda etapa o arbitro marcou pênalti para o Atlético-GO, mas ao checar o lance, anulou, mas, na reta final, com Lucas Gabriel, o clube jogando em casa abriu o placar. Jonas Toró ampliou o resultado e consagrou a vitória no Brasileirão.
Palmeiras 1 x 0 Ceará
Na reta final do primeiro tempo, Kevin abriu o placar para o Palmeiras, terceiro na classificação do Brasileirão. Na segunda etapa, ninguém balançou a rede e o jogo acabou com a vitória do time paulista, atuando com a equipe reserva.
Fluminense 3 x 0 Chapecoense
Com o Fluminense atrás de uma vaga para a Libertadores e a Chapecoense já rebaixada para a Série B, o primeiro tempo acabou sem gols. Logo no início da segunda etapa, o clube carioca marcou com o zagueiro David Braz, logo depois, Luiz Henrique ampliou a vantagem; ainda coube mais um nos acréscimos finais com Abel Hernández para garantir a vaga do Flu na Libertadores.
América-MG 2 x 0 São Paulo
Sem gols na primeira etapa, o Ricardo Silva balançou a rede para o América-MG, mas estava impedido. No início dos 45 minutos finais, Ademir abriu o placar para o time da casa e quatro minutos depois, balançou a rede novamente. O resultado deu ao clube uma vaga na Libertadores.
Red Bull Bragantino 1 x 0 Internacional
No primeiro tempo, nenhum dos dois clubes balançou as rede e foi assim até a reta final da partida do Campeonato Brasileiro, quando Arthur marcou para o time paulista. O Red Bull Bragantino já estava com a vaga para a Copa Libertadores garantida e o Internacional ficou com a Sul-Americana.
Sport 1 x 1 Athletico
Já rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport saiu na frente com gol de Mikael e levou o empate com Khellven. No segundo tempo, Everton Felipe cobrou um pênalti, mas o goleiro defendeu. Com Athletico já garantido na Libertadores, o duelo do Brasileirão acabou no empate.
Juventude 1 x 0 Corinthians
Duelo para tentar evitar a queda do Juventude, os primeiros 45 minutos não tiveram bola na rede. Com Chico, o time mandante balançou a rede e abriu o placar. Com a vitória, o time se livrou do rebaixamento e o Corinthians terminou o Brasileirão em na 5ª posição.
Grêmio 4 x 3 Atlético-MG
Fugindo da Série B, o Grêmio balançou as redes três vezes nos primeiros 20 minutos de jogo: duas vezes com Diego Souza e uma com Campaz. Ainda no primeiro tempo, o Galo diminuiu com Dodô e Vargas. Douglas Costa ampliou a vantagem do imortal no começo do segundo tempo. Nos acréscimo finais, Hyoran diminuiu e, mesmo com a vitória, o Imortal foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Santos 1 x 1 Cuiabá
Jogando fora de casa e tentando escapar do Z4, o Cuiabá saiu na frente no primeiro tempo com Marllon. Com Lucas Braga, o Santos deixou tudo igual no placar. Com o resultado, o visitando se livrou de disputar a Série B e o Peixe ficou fora da Libertadores.
Vão para a Libertadores em 2022: Athletico, Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, Corinthians, Fluminense, Red Bull Bragantino e América-MG
Foram rebaixados no Campeonato Brasileiro: Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense
Subiram da Série B do Brasileirão: Botafogo, Coritiba, Goiás e Avaí