Um Padre de renome nacional lançou em suas redes sociais o termo Aporofobia, em crítica ao “Não dê esmolas, dê oportunidades”.
Diversas cidades e estabelecimentos comerciais pelo Brasil foram fotografados e expostos na rede social do Padre Júlio Lancellotti, repercutindo de forma negativa em alguns casos, e sendo replicados por pessoas que não compreendem o teor das campanhas, nem sua operacionalidade, denegrindo a imagem de empresas.
O poder público faz uma campanha séria e com princípios, em busca de resgatar as pessoas em situação de rua, oferecendo oportunidades e abrigo como ocorre na cidade de Franca-SP.
Algumas empresas localizadas em pontos estratégicos, e que são alvo de pedintes, fixam cartazes pedindo para que não seja estimulada a esmola, uma vez que vem se tornando meio de vida para muitos pedintes profissionais já identificados até mesmo pelo poder público.
O caso tomou as redes sociais nessa semana, e se confrontou com pessoas que ao ver um post do referido padre, nem se dão o trabalho de verificar a grandeza e moral da empresa criticada.
O Brilho dessa empresa em projetos sociais de apoio direto a grandes causas de entidades locais, entre outras ações que ela abraça de coração, jamais poderia ser esquecido por quem repostou, ou por quem fez comentários desmerecendo-a.
Quando se apoia uma campanha oficial tão importante como essa, que o poder público de Franca-SP faz, oferecendo aos que estão em situação de rua a possibilidade de ter abrigo, alimentação, e orientação para retornar a uma atividade que lhe dê dignidade, é motivo de aplausos, não crítica.
O Portal Fato no Ato repudia atitudes como essa, tanto do padre, quanto de quem reposta ou comenta sem verificar os fatos, e aplaudimos a empresa Panificadora Estrela pelas campanhas Estrela Solidária, e tantas outras que sabemos que abraçam.