Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o comitê ”Verdejar” do grupo ”Mulheres Do Brasil” realizou mais uma ação de plantio em Franca, a convite da UNESP e com parceria com a empresa ”Macboot” que doou as 200 mudas desta ação e também da Rockport, ambas empresas são colaboradores do comitê desde sua criação. Este novo plantio faz parte da continuação do ”Floresta De Bolso” de 2020 onde foram plantadas 196 mudas em comemoração ao aniversário de Franca, também as vítimas de COVID-19, com dedicatória também ao servidor Antônio de Pádua Maniglia, falecido em decorrência da Covid 19.
Continua após a imagem…
A atividade não parou no plantio não, o comitê ”Verdejar” também fizeram o lançamento do e-book em comemoração aos 5 anos do ”Verdejar” com o seguinte link: https://www.franca.unesp.br/Home/Publicacoes/verdejar.pdf
O livro foi escrito pelas participantes do Comitê Verdejar e teve a diagramação e o apoio da Unesp.
Estiveram presentes nas ações de hoje cerca de 70 pessoas e aproveitando o momento foram homenageadas as vítimas de feminicídio em Franca. Foram convidados familiares dessas vítimas e também amigos que sempre estão engajados com as causas de sustentabilidade na cidade e a ideia de plantar árvores no ‘campus’ da Unesp, foi como uma forma de renascimento, porque árvore é vida, árvore é alegria. Compareceram os familiares de duas destas famílias e ambas ficaram muito emocionadas e felizes por estarem plantando uma árvore para sempre poder lembrar de uma pessoa tão querida que partiu de forma trágica e inesperada. Este foi o (5°) plantio realizado na UNESP pelo comitê ”Verdejar”.
Continua após a imagem…
O ”Verdejar” sempre planta em razão de convite e com muita responsabilidade, planta onde tenha quem cuide e o espaço seja suficiente e adequado e é o caso da Unesp, que têm esta proposta de cuidar do meio ambiente. O espaço de área aberta no ‘campus’ é gigantesco e provavelmente ainda teremos novas futuras ações de plantio por lá.
Quanto as espécies de mudas plantadas hoje, a organização da ação nos informaram serem apropriadas ao local, considerando o local e a categoria de muda, parte das mudas frutíferas e parte nativas. A próxima ação do comitê ”Verdejar” será neste próximo sábado, às 15h30 o total de 800 mudas de árvores, na Mata Ciliar do Jardim Noêmia, em reposição as mudas perdidas em dois incêndios ocorridos neste ano. Irão precisar de 200 voluntários e contam com a população para ajudarem, colabore!
Veja algumas imagens da atividade hoje do comitê na UNESP abaixo: