Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Vereador denuncia que caminhões-Pipa da Prefeitura de Restinga abasteceram o Barbacue Tour, evento particular, realizado no sábado, 8

    8 de junho de 2025

    Moto bate em árvore e mata jovem piloto de 26 anos; mulher que viajava na garupa fica ferida

    8 de junho de 2025

    “Tem Gente Ganhando Muito Mais — E Ninguém Fala Disso

    8 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Vereador denuncia que caminhões-Pipa da Prefeitura de Restinga abasteceram o Barbacue Tour, evento particular, realizado no sábado, 8
    • Moto bate em árvore e mata jovem piloto de 26 anos; mulher que viajava na garupa fica ferida
    • “Tem Gente Ganhando Muito Mais — E Ninguém Fala Disso
    • Bitget destaca o programa de afiliados, transformando influência em renda para criadores de criptomoedas
    • Relatórios da Minimum Deposit Casinos: aumento de jogos em Macau em maio sinaliza renascimento global dos cassinos
    • AI-Media Redefine a Acessibilidade Global com o LEXI Voice na InfoComm 2025
    • Sesi Franca é derrotado pelo Minas no primeiro jogo da final do NBB
    • Anvisa determina recolhimento de lote de Whey Protein da Piracanjuba por contaminação
    • REGNON MOLINA
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » IA e gamificação podem melhorar desempenho acadêmico
    Notícias Corporativas

    IA e gamificação podem melhorar desempenho acadêmico

    DINOBy DINO14 de agosto de 2024
    IA e gamificação podem melhorar desempenho acadêmico
    IA e gamificação podem melhorar desempenho acadêmico

    Cada vez mais, novas soluções para ensino e aprendizagem vêm sendo usadas em vários contextos para apoiar atividades dos professores. Instituições de ensino e governos também estão usando a Inteligência Artificial (IA) em sistemas de gestão escolar e análise de dados, como mostra o Observatório de Educação do Instituto Unibanco.

    O Instituto destaca que, apesar disso, a maior parte das tecnologias educacionais baseadas em IA é usada apenas no setor privado. Ao todo, o Brasil soma 47,3 milhões de estudantes, distribuídos em 178,5 mil escolas, considerando todas as etapas educacionais, conforme indicativos do Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    O especialista em educação digital Marcos Silveira destaca que a integração de novas tecnologias na educação tem sido um “divisor de águas” para o setor, promovendo métodos de ensino mais eficientes e envolventes. 

    “Entre essas inovações, a IA e a gamificação têm se destacado, proporcionando uma experiência de aprendizado mais personalizada e interativa”, afirma Silveira. “Um exemplo dessa transformação é o programa Jovens Gênios, que utiliza essas tecnologias para melhorar o engajamento e o desempenho acadêmico dos alunos”, reporta.

    Segundo o especialista, a aplicação da IA no ensino permite a criação de planos de aula personalizados, adaptando-se às necessidades e ao ritmo de aprendizagem de cada estudante. Ele observa que, por meio de algoritmos avançados, a IA pode identificar as áreas onde os alunos têm mais dificuldades e ajustar o conteúdo para melhor atendê-los: “Esse método não só aumenta a eficiência do aprendizado, mas também contribui para a motivação dos estudantes, que se sentem mais suportados em sua jornada educacional”.

    Para Silveira, além da IA, a gamificação tem desempenhado um papel crucial na transformação do ensino. “Incorporando elementos de jogos, como pontos, recompensas e desafios, a gamificação torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Estudos mostram que esse tipo de abordagem pode aumentar significativamente o engajamento dos alunos e sua disposição para aprender”, articula.

    Na visão do especialista em educação digital, o programa Jovens Gênios exemplifica essa prática ao integrar atividades gamificadas em suas plataformas educacionais, incentivando os alunos a participar ativamente do processo de aprendizagem.

    Fundada em 2018 pelo encontro de dois estudantes universitários e professores, a Jovens Gênios tem como propósito transformar a educação com democratização de acesso à tecnologia e inovação. A empresa de educação e tecnologia utiliza IA e gamificação a fim de tornar a experiência de aprendizado “personalizada, inteligente e divertida”.

    A propósito, o Observatório de Educação chama a atenção para o fato de que, para quem atua no setor público em países em desenvolvimento, como o Brasil, “surgem questões sobre as possibilidades dessa tecnologia, suas aplicações práticas, como se preparar para seu uso e como mitigar possíveis riscos para a segurança e a reprodução de desigualdades”.

    IA e a gamificação

    Para o Dr. Marcos Silveira, a implementação da IA e da gamificação nas escolas tem o potencial de transformar a educação de maneira profunda. “Essas tecnologias não apenas tornam o aprendizado mais atraente, mas também permitem que os professores adaptem suas estratégias de ensino às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz”.

    Na visão do especialista em educação digital, um dos aspectos mais revolucionários da IA na educação é sua capacidade de fornecer feedback imediato e detalhado. Ele destaca que, diferentemente dos métodos tradicionais — em que os alunos, muitas vezes, têm que esperar dias ou semanas para receber suas notas —, a IA pode analisar instantaneamente o desempenho dos estudantes e oferecer sugestões de melhoria.

    Para Silveira, essa rapidez não só ajuda os alunos a corrigir seus erros de maneira mais eficiente, mas também os incentiva a continuar aprendendo com uma mentalidade de crescimento.

    O especialista explica que a gamificação, por sua vez, torna o aprendizado mais divertido e desenvolve habilidades essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração: “Ao transformar lições em jogos e desafios, os alunos são motivados a participar ativamente, o que aumenta a retenção do conhecimento”, diz.

    “Além disso”, avança, “a gamificação pode ser personalizada para diferentes estilos de aprendizagem, garantindo que todos os alunos possam beneficiar-se de uma abordagem adaptada às suas necessidades”, complementa.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.jovensgenios.com/

    Educação tecnologia

    Related Posts

    Bitget destaca o programa de afiliados, transformando influência em renda para criadores de criptomoedas

    8 de junho de 2025

    Relatórios da Minimum Deposit Casinos: aumento de jogos em Macau em maio sinaliza renascimento global dos cassinos

    8 de junho de 2025

    AI-Media Redefine a Acessibilidade Global com o LEXI Voice na InfoComm 2025

    8 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Vereador denuncia que caminhões-Pipa da Prefeitura de Restinga abasteceram o Barbacue Tour, evento particular, realizado no sábado, 8
    • Moto bate em árvore e mata jovem piloto de 26 anos; mulher que viajava na garupa fica ferida
    • “Tem Gente Ganhando Muito Mais — E Ninguém Fala Disso
    • Bitget destaca o programa de afiliados, transformando influência em renda para criadores de criptomoedas
    • Relatórios da Minimum Deposit Casinos: aumento de jogos em Macau em maio sinaliza renascimento global dos cassinos
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    By Reporter no Fato

    Evento realizado neste sábado (7) reuniu centenas de pessoas em uma programação especial com apoio…

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.