– Obras estão em andamento nos Jardins Paulistano I e II, Palestina e São Francisco e vão beneficiar diretamente 30 mil moradores das regiões das lagoas –
A Sabesp segue com as obras para mais uma etapa do processo de desativação das lagoas de tratamento de esgoto doméstico existentes em Franca. A implantação do sistema de reversão dos resíduos nas unidades de quatro bairros, os Jardins Paulistano I e II, Palestina e São Francisco, está sendo feita simultaneamente. A previsão é as obras que começaram em maio deste ano sejam concluídas no início de 2026.
A lagoa do Bairro City Petrópolis já teve a operação encerrada e, desde março de 2024, o esgoto passou a ser levado para a ETE Luiza (Estação de Tratamento de Esgoto). O projeto representa ganhos ambientais e mais qualidade de vida à população. No total, as desativações beneficiam diretamente mais de 30 mil moradores.
As lagoas integram o sistema de esgoto da Companhia e foram instaladas no município há mais de 40 anos. Inicialmente as unidades estavam localizadas em áreas isoladas. Com a expansão da cidade, foram construídas casas mais próximas desses locais e a Sabesp percebeu a necessidade das obras de reversão do esgoto para a ETE Franca (dos Jardins Paulistano I e II, Palestina e São Francisco) e ETE Luiza (do City Petrópolis).
Interdições de trânsito
Como as obras exigem a instalação de novas tubulações e coletores de esgoto entre os bairros onde as lagoas estão localizadas e o ponto de interligação para chegar até a ETE, são necessárias interdições no trânsito. A Sabesp ressalta que adotou medidas de segurança e sinalização para orientar motoristas e pedestres nas vias com alterações.
No momento e pelos próximos dias, há interdição parcial na Avenida Doutor Hélio Palermo, em frente ao Shopping do Calçado. Já na Rua Roso Alves Pereira, na Vila Nossa Senhora das Graças, a interdição da via é total.