A 15ª edição da GIMA (Feira Cultural do Meio Ambiente da Alta Mogiana), que teve como tema um mergulho cultural na criatividade e na agricultura da Alta Mogiana, terminou no último sábado. Foram quatro dias de evento, que contou com apresentações de teatro, oficina de jogos, oficina de hip hop e viola caipira, show musical e muito mais. Ao todo, mais de 4 mil pessoas visitaram a feira deste ano.
A GIMA é realizada pela Labareda Agropecuária, com organização da AZ Furlan Produções e o apoio do PROAC da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. A feira é voltada para alunos da rede pública de ensino das cidades da região. Na GIMA, as crianças desenvolvem atividades ligadas à preservação do meio ambiente, sustentabilidade e cidadania. Em 2024, participaram da feira os alunos de Batatais, Cristais Paulista, Guará, Itirapuã, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente. “Essa edição foi muito especial, comemoramos 15 anos da GIMA”, contou a empresária Flávia Lancha, idealizadora da feira. Os prefeitos dos sete municípios participantes compareceram à GIMA.
No sábado, as atividades começaram cedo. Por volta das 8h30, os atiradores do Tiro de Guerra fizeram a abertura do evento com a execução do Hino Nacional pela banda marcial e a demonstração dos atiradores. Logo em seguida, começaram as provas de corrida com vara, corrida de equilíbrio, dança, apresentação de um clipe feito pelos alunos com o celular, entre outras. Ainda teve apresentação de maracatu com o Grupo Canto das Flores.
A disputa foi bastante acirrada com Guará liderando na maior parte do tempo, mas, na reta final, Ribeirão Corrente abriu vantagem e conquistou sua 13ª vitória na GIMA, seguida por Guará e Batatais. As três cidades foram premiadas com uma impressora digital e tintas para uso das escolas.
PARA AS CRIANÇAS
Para as crianças que participaram, a GIMA sorteou 175 bicicletas doadas pelos patrocinadores do evento. Cada cidade recebeu 25. “Esse é o momento mais emocionante da feira. Ver as crianças comemorando o presente. Muitas das que participam são de famílias mais carentes, que não têm condição de comprar uma bicicleta”, contou Flávia.
As crianças que não ganharam a bicicleta receberam como prêmio uma bola.
HOMENAGENS
O sábado também foi marcado por homenagens às pessoas que ajudam na realização da GIMA desde a primeira edição, em 2008. Entre os homenageados, estava o diretor da Usina Alta Mogiana Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo. Ele foi o primeiro patrocinador do evento e participou de todas as edições. Em 2018, foi de Luiz Eduardo a ideia de ampliar a GIMA e transformá-la em uma feira cultural. “É sempre uma honra participar de um evento voltado para a educação de crianças. A GIMA é muito mais do que uma feira. É uma oportunidade para que essas crianças possam ampliar seus conhecimentos”, disse Luiz Eduardo.
Além dele, também receberam homenagem: Milton Pucci, Celso Vegro, Raquel Lancha, Luiz Augusto Mei Alves de Oliveira (Fazenda Estrela D’Oeste), Walter Bordignon (Oimasa), Allan de Menezes Lima (Bolsa Agronegócios), Alexandre Pimenta (Toninho Butina Estruturas), Dj Renatinho, Subtenente Andriel Feitosa (Tiro de Guerra), Leandro Lombardi, Lucileida Mara de Castro e Carla Cristina Bastianini Neroni. —
Priscilla Sales /Assessoria de Imprensa – Flávia Lancha
Fotos: Divulgação